GRADE HORÁRIA DA PÓS-GRADUAÇÃO – ANTROPOLOGIA SOCIAL – 2º SEMESTRE DE 2020

Todas as disciplinas serão ministradas online.

DISCIPLINA MINISTRANTE CRED. VAGAS
Profa. Dra. Kelly Koide
FLS 5293 -
Exposições e encenações
do Outro: efeitos de autenticidade e
seus dispositivos de mise en scène
Responsável: Profa. Dra.
Profa. Dra. Karen Gomes Shiratori
08 20 05 sexta-feira

COMUNICADO

O PPGAS vem informar que o Processo Seletivo 2021, foi adiado por tempo indeterminado, conforme decisão de reunião do dia 15/05/2020.
Logo haverá, nesta página, novas informações sobre o referido Processo.

PRÊMIO CAPES DE TESES

Foi indicada para concorrer ao Prêmio CAPES de Teses: Natália Bouças do Lago, intitulado: "Jornadas de visita e de luta: Tensões, relações e movimentos de familiares nos arredores da prisão”, orientada pelo Prof. Dr. Júlio Assis Simões.

"A Festa da Moça Nova" na Agência FAPESP

A despeito de todas as pressões da sociedade que o circunda, o povo Ticuna – que habita o Alto Solimões, na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia – preservou uma de suas cerimônias mais importantes, a Festa da Moça Nova.Trata-se de um complexo ritual de iniciação feminina, com duração de três dias, investigado em profundidade pelo antropólogo Edson Matarezio.Pós-doutorado no Centro de Estudos Ameríndios - CEstA/USP, sob a supervisão de Marta Amoroso, Matarezio lançou recentemente um livro sobre o tema e realizou videos, apoiado pelo LISA. Confira no vídeo e na reportagem de José Tadeu Arantes: agencia.fapesp.br/32855

Link com os documentários na íntegra: https://bit.ly/3b3IWSd
Mais informações sobre o livro: http://cesta.fflch.usp.br/node/1343

SEXTA DO MÊS / Pensando com o vírus

com Denise Pimenta (PPGAS/USP) e João Felipe Gonçalves (USP)
mediação: Renato Sztutman (USP)
Sexta-feira, 17 de abril de 2020, às 18h [transmissão ao vivo no canal da Sexta no YouTube]

Em um de seus textos recentes sobre a pandemia do Covid-19, o filósofo Paul B. Preciado nos exorta, em suas palavras, a “aprender do vírus”, sublinhando como o mesmo revela e reforça “formas dominantes de manejo biopolítico e necropolítico” da população. Outro filósofo, Ailton Krenak, nos convoca a adiar o fim do mundo, admitindo a natureza como uma “imensa multidão de formas", sobre a qual a humanidade, ao se colocar como “medida das coisas”, subestima e atropela; "milhares de pessoas que insistem em ficar fora dessa dança civilizada, da técnica, do controle do planeta (...) são tirados de cena, por epidemias, pobreza, fome, violência dirigida" (2019). Partindo dessas provocações, na primeira Sexta do Mês de 2020 queremos pensar juntos a partir da figura do vírus, tentando aprofundar discussões sobre os impactos sociais dessa pandemia específica e de outras epidemias, além de refletir sobre o lugar da noção de vírus no pensamento social contemporâneo. Nesse encontro virtual entre diferentes perspectivas antropológicas, pretendemos cruzar reflexões sobre algumas das formulações e conceitos-chave de nossa disciplina, tais como: socialidade, relação, marcadores sociais da diferença, corpo, substância, saúde/doença, visível/invisível, humanos/não-humanos, poder, política, Estado. Assim, buscamos pensar: que efeitos epidemias ou o espalhamento de doenças podem ter em diferentes contextos sociais? Como a figura do vírus, visto como um sintoma do “modo de governança do liberalismo tardio” (Povinelli, 2016), agencia passado e futuro? Como ele se relaciona ao poder estatal e como projeta novas gramáticas de produção de corpos? Que lugar essas doenças ocupam no pensamento dos povos ameríndios, que superam há séculos devastadores cenários de contato e de contágio por doenças não indígenas?

Prêmio LASA - Brazil Section

O PPGAS parabeniza Lucia Klück Stumpf e sua orientadora, a profa. Lilia Schwarcz, pelo prêmio de melhor tese de doutorado da LASA - Brazil Section concedido a "Fragmentos de guerra: Imagens e visualidades da guerra contra o Paraguai(1865-1881)".

Lúcia Klück Stumpf (Ph.D. Universidade de São Paulo), Fragmentos de guerra: Imagens e visualidades da guerra contra o Paraguai (1865-1881). Ph.D., Antropologia Social