PÓS-DOUTORADO

A realização de um Programa de Pós-Doutorado no Departamento de Antropologia da USP é entendida como um meio de integração efetiva do pós-doutorando com o corpo docente e também com os alunos. Nesse sentido, é de interesse do Departamento que o pós-doutorando se integre a um dos grupos de pesquisa existentes, participando das atividades propostas no grupo em questão, no sentido de contribuir com o adensamento das discussões acadêmicas.

O Programa prevê a participação de duas categorias de pós-doutores: o recém-doutor e o pesquisador visitante. Tendo em vista os objetivos diversos dos pós-doutores em diferentes fases de suas carreiras, o Programa objetiva adequar seu projeto para contemplar os interesses dos pesquisadores.

Algumas atividades são consideradas indispensáveis ao relacionamento do pós-doutorando com o Departamento de Antropologia. São elas: 1. Apresentação de seminário relacionado ao projeto apresentado pelo pós-doutorando. 2. Participação em disciplina optativa na graduação ou pós-graduação. 3. Participação em eventos organizados pelo Departamento. 4. Recomenda-se que se publique em revista científica conceituada. O pós-doutorando deve indicar a participação no Programa em artigos, resumos e comunicações publicados.

Durante a participação no Programa, o pós-doutorando terá à sua disposição uma sala para trabalho e/ou atendimento de alunos.

INGRESSO

Para ingressar no Programa, o candidato deve apresentar um projeto de pesquisa que será analisado por assessor indicado pelo Conselho Departamental. O candidato deve indicar também um supervisor (professor do Departamento de Antropologia) que acompanhará suas atividades de pesquisa. Após a aprovação da solicitação no Conselho Departamental, a solicitação é encaminhada à Comissão de Pesquisa da FFLCH, que analisa o projeto e, se aprovado, o encaminha à Pró-Reitoria de Pesquisa para registro.

A USP não disponibiliza recurso orçamentário para o seu programa de pós-doutorado. Por isso, espera-se que o candidato recém-doutor solicite bolsa às agências de fomento à pesquisa. A solicitação da bolsa deve ser anterior ao ingresso no Programa. Também é permitida a inscrição de candidatos sem bolsa. Documentação para inscrição aqui.