INFORME III – 14/08/2014

1. Considerando o número elevado de pedidos de prorrogação de depósitos de dissertações e teses este ano; considerando o peso que esses pedidos têm na avaliação do PPGAS realizada pela CAPES e ainda o nosso compromisso no último relatório em melhorar o fluxo de defesas sobretudo no doutorado, a CCP aprovou um controle estrito desses pedidos, fazendo valer a regra expressa para toda a FFLCH que destaca o caráter excepcional dessas demandas; quando apresentados, os pleitos devem vir acompanhados de justificativas bem fundamentadas e de pareceres circunstanciados.  A CCP decidiu só acatar pedidos de prorrogação de até 60 (sessenta dias).

2. Foi informada a reformulação das funções da secretaria que conta, a partir desse mês, com 2 funcionárias: a Ivanete Ramos concentrando as demandas docentes e a Soraya Gebara, as discentes. Compareceu à reunião Guilherme Fernandes, bolsista “Aprender com cultura e extensão” do PPGAS, que auxiliará a Marina Vanzolini no trabalho organização do calendário de eventos e também na atualização do site.

3. Foi solicitado aos docentes que apresentem inéditos para a Série Antropologia/ Terceiro Nome para serem publicados em 2015. Devido aos altos custos das edições, os novos livros serão editados em formato e-book com impressões sob demanda, em função das necessidades. A nova medida permitirá aumentar o número de publicações: monografias e coletâneas, nas quais podem constar artigos de discentes (mestrandos e doutorandos). A opção pelo novo formato visa ainda facilitar a circulação das obras (evitando entraves da distribuição) e reduzir os estoques.

4. Sobre a página. Foi solicitado aos docentes que revisem os textos de apresentação dos Grupos e Linhas de Pesquisa: os textos devem ter em torno de 500/ 600 caracteres. As discentes, pediu-se que sugiram formas de aprimoramento das informações sobre o corpo discente. Sugeriu-se ainda a supressão do “leia mais” que acompanha os docentes (de difícil atualização); seriam mantidos o nome do professor e o link para o lattes.

5. Foram lembrados: 1. A necessidade de informar os eventos à Marina Vanzolini e ao Guilherme Fernandes (no e-mail da coordenação cultural) 2. A atenção ao uso dos formulários de auxílio disponíveis no site.