INFORME V – 11/12/2014

. Informe sobre o uso da verba PROEX – Saldo atual do PPGAS e previsão de gastos para dezembro de 2014 e primeiro semestre de 2015, de acordo com as prioridades já estabelecidas pela Comissão de Gestão do PPGAS no início do ano.

2. Informe sobre a previsão das Bolsas de Mestrado e Doutorado para 2015. O Programa recomenda fortemente que os alunos em conjunto com seus orientadores encaminhem pedido de bolsa junto à FAPESP. A previsão de bolsas para 2015 é de 09 bolsas de Doutorado e 12 bolsas de Mestrado, a serem distribuídas ao longo do ano.

3. Informe sobre a deliberação da Comissão de Gestão sobre gastos com a participação de membros externos nas Bancas: Mestrado (até um professor externo) e Doutorado (até dois professores externos), acima do teto de R$1.500,00 por participante externo, o PPGAS recomenda fortemente o uso da videoconferência.

4.  Informações sobre a Coleta Capes 2014/2015, que deverá ser finalizada em 16 de março de 2015. Para tanto, solicita-se aos docentes o preenchimento cuidadoso dos formulários e aos discentes o envio do relatório, sendo que a devolução de ambos deverá ser feito até 31 de janeiro de 2015, bem como a atualização dos Lattes, nesta mesma data.

5.  Conforme nova deliberação da Capes: a avaliação dos Programas de Pós-Graduação será feita a cada quatro (anos), deixando de ser trienal.

6. Aprovação das novas Normas do PPGAS em vigor a partir de 06 de novembro de 2014.https://uspdigital.usp.br/janus/programa/norma.jsf . Os alunos, já matriculados poderão aderir às novas normas até 90 dias a contar da data inicial.

7. A Coordenação lembra a resolução da CCP de 4 de agosto:  “Considerando o número elevado de pedidos de prorrogação de depósitos de dissertações e teses este ano; considerando o peso que esses pedidos têm na avaliação do PPGAS realizada pela CAPES e ainda o nosso compromisso no último relatório em melhorar o fluxo de defesas, sobretudo no doutorado, a CCP aprovou um controle estrito desses pedidos, fazendo valer a regra expressa para toda a FFLCH que destaca o caráter excepcional dessas demandas; quando apresentados, os pleitos devem vir acompanhados de justificativas bem fundamentadas e de pareceres circunstanciados. A CCP decidiu só acatar pedidos de prorrogação de até 60 (sessenta dias)”.

8. Inclusão do item D na circular de regulamentação das bolsas do PPGAS/USP (nesse site), a saber: os docentes de instituição de ensino superior, ingressantes no nosso programa por meio do processo seletivo, poderão pleitear, nas instituições de origem, bolsas CAPES/PIQDTec ou similares: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/piqdtec.

9. Na intenção de desonerar a secretaria do programa, a CCP decidiu que a partir do 1º. semestre de 2015, as listas de presença bem como os boletins de nota devem ser gerados pelos próprios docentes no Sistema Janus. Os programas das disciplinas, por sua vez, estarão à disposição dos alunos no nosso site e também no Sistema Janus.