INFORME I – 19/02/2016

Reunião da CCP em 19 de fevereiro de 2016

1. Foi homologada a indicação da Profa. Dra. Marta Rosa Amoroso para a Vice Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

2. Os pedidos de co-orientação deverão ser justificados e serão analisados pela Comissão Coordenadora do Programa.

3. Em virtude do Relatório CAPES, foi lembrado aos docentes a atualização do currículo Lattes, assim como o preenchimento dos formulários de inserção nacional, de inserção internacional e de núcleos de pesquisa, referente à produção de 2015.

4. Será estudada a possibilidade de co-tutela entre doutorandos deste Programa e doutorandos da Universidade de Salamanca, com quem a USP já tem um convênio guarda-chuva. Ana Lucia Pastores trouxe esta demanda que será estudada pelas regras da USP / FFLCH.

5. Foi retransmitida a necessidade de os docentes pleitearem à FAPESP Auxílios individuais de pesquisa e Projetos Temáticos, para que os alunos vinculados a eles tenham um aumento da probabilidade da concessão de bolsas. O programa vai estimular que os professores façam pedidos desse tipo e relembrou que os solicitantes contarão com o apoio do funcionário Lucas, do CEstA, na elaboração de orçamentos e prestação de contas.

6. Discutiu-se a possibilidade de aceitarmos alunos estrangeiros com outras bolsas que além do edital PEC/PG (Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação) da CAPES. Decidiu-se que a coordenação pode aprovar caso a caso, se o candidato conseguir uma bolsa que cubra o período e assinar um termo de
compromisso.

7. Foram informadas as deliberações da Comissão de Gestão, ocorrida nesta mesma data:

• O Departamento de Antropologia e o PPGAS levantaram a necessidade de estabelecerem prioridades, a fim de apoiarem docentes e alunos não bolsistas com o
pagamento de taxa de inscrição de eventos como a RBA e ANPOCS. No caso dos alunos, o PPGAS só poderá arcar com esses pedidos, caso a demanda da Pesquisa de
Campo seja menor que o previsto, para que a verba seja realocada.

• A Comissão de Gestão irá analisar os pedidos de Auxílio à Pesquisa de Campo (edital abre hoje e receberemos pedido até 3 de março) após o término do prazo de entrega, para poder se certificar qual o valor máximo que o aluno poderá ser reembolsado.

• A representação discente irá verificar entre os pós-graduandos aqueles que tenham qualificação para serviços com tradução, principalmente do português para o inglês e para o francês.

• Enfatizou-se a importância de as bolsistas PNPD/CAPES participarem de eventos, utilizando a reserva técnica própria desta modalidade, e que os papers apresentados possam ser publicados em revistas científicas.