INFORME I – 26/03/2015

1. Bancas para o Processo de Seleção de 2015/2016 – Aprovada a composição das seguintes bancas: 1. Mestrado: Profs. Heitor Frúgoli Junior, Marina Vanzolini e Marcelo Natividade 2. Doutorado: Profs. Júlio de Assis Simões, Dominique Tilkin Gallois e John Cowart Dawsey.

2. Banca para Indicação das melhores teses e dissertações de 2014 –ANPOCS, Prêmio Capes e Série Produção Acadêmica Premiada/ USP. Aprovada a composição da seguinte Banca: Profs. Heloisa Buarque de Almeida, Silvana Nascimento de Souza e Pedro Cesarino.

3. Relato sobre coleta Capes 2014 (Sucupira). Foram apontados como pontos positivos do relatório a concentração de publicações (docentes e discentes) em periódicos A e B segundo o qualis da área, além do bom número de projetos, convênios e cooperações internacionais. Fragilidades: grande aumento do tempo de titulação; 4 professores com mais 9 orientandos; poucos projetos de cooperação nacional.

4. Processo de tramitação da proposta de cotas: a proposta foi aprovada na Comissão de Pós-Graduação e na Congregação da FFLCH/USP, seguindo para a Câmara de Normas e Recursos da Reitoria.

5. Aprovada a distribuição da Verba Proex para para o 1º Semestre de 2015 – A CCP homologou a decisão da Comissão de Gestão em utilizar 80,74% em Bolsas de Estudos (Mestrado/Doutorado) e 19,26% em custeio priorizando: Produção bibliográfica e publicações; Bancas Examinadoras para Defesa de Dissertações e Teses; Participação de alunos em eventos no país; Participação de alunos de doutorado em eventos no exterior; Participação de alunos em pesquisa de campo no país; Participação de professores visitantes junto ao PPGAS e Funcionamento da estrutura atual do PPGAS e laboratórios.

6. Concessão de Bolsas para o 1º. Semestre de 2015: 05 (cinco) Bolsas de Mestrado e 06 (seis) Bolsas de Doutorado.

7. Excepcionalmente  a CCP  aprovou  02 diárias para participação de professores do Programa em Eventos Nacionais ou Internacionais, durante o 1º. Semestre de 2015. Trata-se de apoio em caráter complementar, para professores do Programa, com apresentação de trabalho, em que seja o autor principal. O professor deverá encaminhar solicitação à Secretária do Departamento (um pedido por docente).

8. O PPGAS manteve sua cota de 02 (duas) Bolsas Capes/PNPD. Programa Nacional de Pós-Doutorado/Capes.

9. Aprovado os recredenciamentos das professoras: Manuela Carneiro da Cunha, Sylvia Caiuby Novaes e Ana Claudia Marques.

10. Aprovado o credenciamento do Professor Marcelo Natividade.