• English
  • Português

INFORME II – 07/05/2015

  1. Indicados pela Comissão de Teses/Dissertações 2015 do PPGAS: para os seguintes Concursos: de melhores teses e dissertações de 2014 – 1) Prêmio CAPES Doutorado: Caminhos de saberes Guarani Mbya: modos de criar, crescer e comunicar, de Adriana Queiroz Testa, sob orientação da Profa. Dominique Tilkin Gallois;  2) Prêmio ANPOCS Doutorado: Nome aos bois: zebus e zebuzeiros em uma pecuária brasileira de elite, de Natacha Simei Leal, sob orientação da Profa. Ana Claudia Marques ; 3) Prêmio ANPOCS Mestrado (2 indicações): -A lei nas entrelinhas. A lei Maria da Penha e o trabalho policial em duas delegacias de defesa da mulher em São Paulo, de Beatriz Accioly Lins de Almeida, sob orientação da Profa. Heloisa Buarque de Almeida – Ciências e mundos aquecidos: narrativas mistas de mudanças climáticas em São Paulo, de André Sicchieri Bailão, sob orientação do Prof. Stélio Marras; 4) Prêmio Tese Destaque USP: Círculos de coca e fumaça. Encontros noturnos e caminhos vividos pelos Hupd”ä (Maku), de Danilo Paiva Ramos, sob orientação da Profa. Sylvia Maria Caiuby Novaes; 5) Publicações Premiadas FFLCH: Círculos de coca e fumaça. Encontros noturnos e caminhos vividos pelos Hupd”ä (Maku), de Danilo Paiva Ramos, sob orientação da Profa. Sylvia Maria Caiuby Novaes – Videogame é droga? Controvérsias em torno da dependência de jogos eletrônicos, de Guilherme Pinho Meneses, sob orientação do Prof. Stélio Marras – Herança, distinção e desejo: homossexualidades em camadas altas na cidade de São Paulo, de Marcio Bressiani Zamboni, sob orientação da Profa. Laura Moutinho da Silva – A cidade e o futebol: etnografia sobre a prática futebolística na metrópole manaura, de Rodrigo Valentim Chiquetto, sob orientação do Prof. Jose Guilherme Cantor Magnani e Modelando parentes: sobre as redes de relações da ritxo(k)o entre os Karajá, de Joana Silva de Araujo Farias, sob orientação do Prof. Renato Sztutman. Publicado no site do PPGAS: http://www.fflch.usp.br/da/ppgas/teses-e-dissertacoes-indicadas-para-premios/

  2. Dupla Titulação.  Os convênios de dupla titulação são firmados diretamente no setor de Pós-Graduação da FFLCH. Assim que qualquer dúvida ou informação deve ser obtida junto a este setor responsável. Os processos não passam pela secretaria do PPGAS.

  3. Informe sobre novo quesito de avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Capes: “interfaces com o ensino médio”, que diz respeito a projetos, cursos, oficinas, material bibliográfico e outras atividades de colaboração com escolas e alunos de nível médio.

  4. Informe sobre a elaboração da Enciclopédia Virtual de Antropologia do PPGAS, em vias de preparação para lançamento em setembro de 2015. Fazem parte do comitê editorial: Ana Cláudia D. R. Marques, Beatriz Perrone-Moisés, Fernanda Arêas Peixoto e Marta Amoroso.

  5. Lembrete sobre Prorrogação de Prazo: Considerando o número elevado de pedidos de prorrogação de depósitos de dissertações e teses este ano; considerando o peso que esses pedidos têm na avaliação do PPGAS realizada pela CAPES e ainda o nosso compromisso no último relatório em melhorar o fluxo de defesas sobretudo no doutorado, a CCP aprovou um controle estrito desses pedidos, fazendo valer a regra expressa para toda a FFLCH que destaca o caráter excepcional dessas demandas; quando apresentados, os pleitos devem vir acompanhados de justificativas bem fundamentadas e de pareceres circunstanciados.  A CCP decidiu só acatar pedidos de prorrogação de até 60 (sessenta dias).

  6. Edital do Processo Seletivo de 2015/2016 (Mestrado e Doutorado) – estará na pagina do PPGAS até final de maio.

  7. Exame de Qualificação – novo modelo do Relatório de Qualificação – no site

  8. Parecer sobre coorientação – Bruna Angotti de Andrade – Aprovado.