INFORME IV – 19/11/2015

Reunião da CCP em 19 de novembro de 2015

1.  Foi homologado o resultado do Processo Seletivo 2015/2016, para alunos ingressantes no PPGAS, em níveis de mestrado e de doutorado.
  2. A nova Comissão de Gestão do PPGAS será composta pelos professores doutores Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, Fernanda Arêas Peixoto (até dezembro de 2015), Heloisa Buarque de Almeida, Júlio Assis Simões, Marta Rosa Amoroso e Silvana Souza Nascimento.
  3. Em virtude do Relatório CAPES, foi solicitado aos docentes a atualização do currículo Lattes no fim do ano, assim como lembrou-se do preenchimento dos formulários de inserção nacional, de inserção internacional e de núcleos de pesquisa, referente à produção de 2015 e com o máximo de informações possíveis. Destacou-se que no caso dos lattes dos decentes, a participação em eventos deve ser informada no item Produções > produção bibliográfica > trabalhos completos publicados em anais OU (se não houver publicação) Apresentações de trabalhos. Destacou-se a importância de ter esses dados no item PRODUÇÕES e não apenas Eventos (outra aba do lattes).
  4. Os pós-graduandos devem providenciar o Relatório Anual de Atividades de 2015, contendo informações detalhadas relativas à produção científica. Os relatórios devem seguir por e-mail à secretaria do PPGAS e aos orientadores, para que emitam um parecer sobre as atividades de seus alunos. Destacou-se que esses relatório precisam ser bem completos pois fomentam também o relatório CAPES em termos da produção discente – assim é fundamental que os dados venham do modo mais completo possível, por exemplo, constando dados completos de publicação (inclusive ISSN/ISBN quando for o caso).
  5. Foi comunicado que Projetos Temáticos ou Auxílios individuais de pesquisa FAPESP possibilitam, a alunos vinculados a eles, o aumento da probabilidade da concessão de bolsas. O programa vai estimular que os professores façam pedidos desse tipo e contará com o apoio do funcionário Lucas, do Cesta, na elaboração de orçamentos e prestação de contas.
  6. A Revista de Antropologia está atendendo às exigências da SciELO para voltar a compor o rol das revistas ativas em sua plataforma. Uma dessas exigências seria publicar três números por ano e garantir 24 artigos por ano.
  7. Foi sugerido o não recebimento de projetos que excedam em muito o limite de páginas informadas no edital da seleção de pós graduação, pois isto tem gerado projetos muito fora do padrão estipulado no edital.
  8. A coordenação do PPGAS informou como foram as reuniões na ANPOCS com o coordenador da área de Antropologia na CAPES (Prof. Perry Scott) e a posterior reunião dos coordenadores de áreas, nas quais se enfatizou a urgência de fazermos a avaliação de livros e revistas. Estas reuniões expressaram a preocupação com o corte de verbas.
  9. Foram informadas as deliberações “ad referendum” ocorridas no 2º. semestre de 2015: Bancas de qualificação; credenciamento e recredenciamento de disciplinas, recredenciamento de orientadores; pedidos de prorrogação de prazo e aproveitamento de créditos.
  10. Os informes da última reunião da CPG foram: Alterações nos procedimentos de depósito e envio dos exemplares:

1. Os membros suplentes (1 de dentro outro de fora) só receberão a versão digital do trabalho. Os membros titulares continuarão a receber a versão impressa, a menos que haja uma manifestação explicita do professor optando pela versão digital.

2. Um dos exemplares de capa dura não será mais enviado para o CAPH (Centro de Apoio à Pesquisa Histórica).

3. O número de exemplares que os alunos devem entregar no ato do depósito ficou assim:

a) Alunos matriculados no antigo Regimento (Resolução nº 5473 em vigor de 18/09/2008 até 19/04/2013): Dissertação de Mestrado: 05 (cinco). Tese de Doutorado: 7(sete). Desses exemplares, 1 (um) deve ser, obrigatoriamente,encadernado em capa dura.

b) Alunos matriculados no novo Regimento: Resolução nº 6542 em vigor a partir de 20/04/2013:  Dissertação de Mestrado: 6 (seis). Tese de Doutorado 6 (seis). Desses exemplares, 1 (um)  deve ser, obrigatoriamente, encadernado em capa dura.