RENATO SZTUTMAN

Linhas de Pesquisa:

Etnologia indígena | Teoria, método e história da antropologia

Áreas de Interesse:

É mestre (2000) e doutor (2005) em Antropologia Social pela USP, área de etnologia indígena. É pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA) e do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA). Foi um dos fundadores e co-editou, entre 1997 e 2007, a revista Sexta-Feira. Suas áreas de atuação são etnologia e história indígena (com foco no problema das cosmopolíticas ameríndias), teoria antropológica e antropologia & cinema.

Trajetória acadêmica:

• 2006–2008: Professor Adjunto de Antropologia no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo.
  • 2001-2005: Doutorado em Antropologia Social. Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil. Com período “sanduíche” no Centre National de la Recherche Scientifique (França)(Orientadora: Anne-Christine Taylor). Tese: O profeta e o principal: a ação política ameríndia e seus personagens. Orientadora: Prof. Dra. Dominique Tilkin Gallois.
  • 1999–2001: Programa de Formação de Quadros Profissionais. Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, Brasil. Ensaio de conclusão: Lévi-Strauss e o desafio americanista.

Orientadora: Profa. Dra. Paula Montero.

• 1997-2000: Mestrado em Antropologia Social. Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil. Título: Caxiri, a celebração da alteridade: ritual e comunicação na Amazônia indígena. Orientadora: Prof. Dra. Dominique Tilkin Gallois. * 1992-1996: Graduação em Ciências Sociais. Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil.