LAURA MOUTINHO

lmoutinho@usp.br

Linhas de Pesquisa:

Marcadores sociais da diferença | Antropologia das populações afro-brasileiras e africanas | Antropologia urbana

Áreas de Interesse:

Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Membro de corpo editorial da Physis. Revista de Saúde Coletiva, Membro de corpo editorial da Revista Bagoas, estudos gays, de gêneros e sexualidades, pesquisador – Projeto Creating Systemic Chang do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, Membro de corpo editorial do Coleção Antropologias, colaborador da Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Antropologia – UFS, Membro de corpo editorial da Pensata: Revista de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unifesp, Revisor de projeto de fomento do Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, Revisor de periódico da Revista de Antropologia (USP. Impresso), Membro de corpo editorial da Revista de Antropologia (USP. Impresso) e da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras. Atuando principalmente nos seguintes temas:Relações raciais, conjugalidade e cor, sexualidade, gênero, Análise comparativa.

Trajetória acadêmica:

• Doutora em antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Título da tese: Razão, ‘Cor’ e Desejo: Uma Análise Comparativa sobre Relacionamentos Afetivo-Sexuais “inter-raciais” no Brasil e na África do Sul (Outubro/2001).
  • Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGS/UFRJ). Título da Dissertação: Negociando Discursos: Análise das Relações entre a Fundação Ford, os Movimentos Negros e a Academia na Década de 80 (Março/1996).
  • Especialização em Ciências Sociais – Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ – bolsista na qualidade de Aperfeiçoamento do CNPq com a pesquisa A Fundação Ford e as Relações Raciais no Brasil: uma Análise da Produção de Novos Regimes de Verdade. (Março/1991 – Fevereiro/1992).
  • Bacharel em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro IFCS/UFRJ. (1987/1990).