INFORMAÇÕES GERAIS PARA INGRESSANTES

 

Manual para ingressantes 2024

Manual para ingressantes 2022

IMPORTANTE: Recomenda-se a consulta periódica à ficha do aluno no Sistema Janus


ATENÇÃO

Quais serviços me oferece a USP?

Através da Superintendência da Assistência Social – SAS (clique aqui para acessar), a USP oferece os seguintes auxílios a estudantes regularmente matriculados/as nos cursos de Mestrado ou Doutorado, stricto sensu.

Passe escolar

Para informações sobre documentos e solicitações de envio de matriculas nas empresas de transporte São Paulo Transportes S.A. (SPTrans) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), acessar o site da Superintendência de Assistência Social - SAS, seção Serviços/ Passe escolar.

Endereço: Térreo do Bloco “E” do Conjunto Residencial da USP – CRUSP

Rua do Anfiteatro, 295 – Cidade Universitária – Butantã/SP

Moradia

Para informações sobre alojamento emergencial e/ou moradia estudantil no Conjunto Residencial da USP (CRUSP), acessar o site da Superintendência de Assistência Social - SAS, seção Apoio Estudantil/ Pós-Graduação.


Esta e outras informações sobre sobre os serviços oferecidos pela SAS podem ser conferidas em https://sites.usp.br/sas/


 

1. A matrícula é feita de que forma?

Os alunos devem fazer suas matrículas em disciplinas, semestralmente, on-line, pelo Sistema JANUS (www.janus.usp.br). Uma vez cumpridos os créditos exigidos em disciplinas (ver abaixo), deverão efetuar, semestralmente, matrícula de acompanhamento. É essencial ficarem atentos aos prazos, pois a ausência de matrícula acarreta o desligamento automático do curso. Após o início das disciplinas é facultada aos alunos a retificação de matrículas, com eventuais cancelamentos de disciplinas. Também nesse caso é fundamental a atenção ao cumprimento dos prazos.

Ficha do aluno: O aluno poderá acompanhar pela ficha do aluno, no Sistema JANUS, todo o seu histórico na pós-graduação, incluindo matrículas, prazos, disciplinas, notas e número de créditos, entre outras informações.

Informes gerais: http://pos.fflch.usp.br/

2. Como solicitar Atestados de Matrículas, Histórico Escolar, Carteira de Identificação e Bilhete USP ?

Diretamente no Sistema Janus ou comparecer pessoalmente ao Serviço de Pós-Graduação – Rua do Lago, 717 – Fone: 3091-4626 – e-mail: posfflch@usp.br.

3. Como ter acesso à sala Pró-aluno?

O uso da Sala Pró-Aluno (Sala 26) é de uso exclusivo dos alunos da Pós-graduação em Antropologia Social, que são responsáveis pelos equipamentos nela existentes. Para ter acesso à sala, o aluno deverá proceder ao cadastramento biométrico com a ajuda de um funcionário da secretária, até 15 de abril de 2017.

4. Como faço para solicitar uma Bolsa de Estudos?

O Programa não se compromete a conceder bolsas aos alunos admitidos nos cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. As políticas de concessão de bolsas são de responsabilidade das agências de fomento. À Comissão de Gestão do Proex/PPGAS-USP cabe apenas organizar a distribuição das bolsas da CAPES e do CNPq, que é feita respeitando a ordem das listas classificatórias expedidas pelas Bancas Examinadoras no final do Processo Seletivo do ano correspondente.

Quando contemplado com uma bolsa, o aluno deverá obedecer às condições impostas pelas agências de fomento, constantes do Termo de Compromisso (consultar a página do Programa), que deve ser assinado no momento da concessão. Recomenda-se fortemente que todos os alunos solicitem bolsas de mestrado e de doutorado junto à FAPESP (www.fapesp.br), mesmo aqueles que tiverem bolsa CAPES ou CNPq.

No caso de cancelamento de bolsas da cota institucional (CAPES ou CNPq) em virtude de ter sido contemplado com bolsa FAPESP ou por ter adquirido vínculo empregatício, o aluno deve enviar um e-mail formalizando a desistência.

Com o término do prazo para concluir o curso, o aluno que ainda tiver bolsa do Programa, terá de informar esta secretaria o momento do depósito da dissertação/tese no Serviço de Pós-Graduação da FFLCH, para o cancelamento da bolsa.

5. Devo concluir quantos créditos? Quantas são as disciplinas obrigatórias?

Os cursos de mestrado e doutorado compõem-se de disciplinas obrigatórias e eletivas, de 8 créditos cada. São 3 disciplinas obrigatórias no Mestrado (Teorias Antropológicas Clássicas, Teorias Antropológicas Modernas e Metodologia de Projeto) e 1 obrigatória no Doutorado (Metodologia de Projeto II). É recomendável que o aluno selecione as disciplinas eletivas em acordo com seu orientador.

Mestrado: O aluno deve cumprir 96 unidades de crédito, sendo 40 unidades de crédito em disciplinas e 56 unidades de crédito na confecção da dissertação.

Doutorado: O aluno portador de título de mestre pela USP, de validade nacional, ou pela USP reconhecido, deve cumprir 192 unidades de crédito, sendo 32 unidades de crédito em disciplinas e 160 unidades de crédito na confecção da tese.

Doutorado direto: O aluno deve cumprir 232 unidades de crédito, sendo 72 unidades de crédito em disciplinas e 160 unidades de crédito na confecção da tese.

Créditos especiais: Poderão ser computados, no total de créditos mínimos exigidos em disciplinas, até 8 créditos, para o Mestrado, e até 16 créditos, para Doutorado e Doutorado Direto, após análise da Comissão Coordenadora do Programa (CCP), ao aluno que desenvolver uma ou mais das atividades, como as descritas no item VII.2 das Normas do Programa (consultar o site do PPGAS).

IMPORTANTE: Os alunos têm ainda a opção de cursar disciplinas em outros Programas da FFLCH, efetuando sua matrícula diretamente via JANUS, ou em um programa de pós-graduação externo - que não devem ultrapassar, neste caso, 1/3 do total de créditos exigidos. Quando da realização de cursos fora da USP, é necessário solicitar o reconhecimento dos créditos obtidos junto à Comissão Coordenadora do Programa (CCP- PPGAS). O pedido de reconhecimento deve ser encaminhado à CCP assim que o aluno dispuser do comprovante final de realização da disciplina, para evitar demora na contagem de créditos, essencial para a realização do exame de qualificação.

6. A preparação pedagógica e a monitoria são obrigatórias?

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) destina-se a aprimorar a formação do pós-graduando para as atividades didáticas de graduação. Inscrições, normas e prazos para o PAE são estabelecidos por meio de editais semestrais publicados na página do Serviço de Pós-Graduação da FFLCH (http://pos.fflch.usp.br/).

O PAE consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência. Na FFLCH, a Preparação Pedagógica acontece por meio de um Ciclo de Palestras, programadas semestralmente. O Estágio Supervisionado de Docência destina-se a pós-graduandos que tenham cumprido a etapa de Preparação Pedagógica (atenção: não é possível realizar as duas etapas no mesmo semestre). Nesses Estágios, os alunos participam como monitores das disciplinas oferecidas na graduação, tanto obrigatórias como eletivas, auxiliando os docentes.

Após o término da Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, os alunos deverão elaborar, dentro dos prazos estipulados em edital, um relatório de todas as atividades realizadas no decorrer do estágio, assinado e acompanhado de uma ficha de avaliação do supervisor. O relatório será avaliado pela Comissão Coordenadora do PAE da FFLCH. Se aprovado, o aluno terá direito a um certificado e à inclusão de 2 créditos em sua ficha de aluno.

Atenção: Os bolsistas CAPES devem, obrigatoriamente, cumprir a primeira etapa (Preparação Pedagógica), no mestrado, e as duas etapas (Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado), no doutorado. Aqueles que fizeram mestrado na USP, não precisam repetir a preparação pedagógica. Aos demais alunos, embora desobrigados desses estágios, recomenda-se a participação neles, tendo em vista a valiosa experiência que representam.       

7. Quais os procedimentos para a qualificação?

O EXAME DE QUALIFICAÇÃO (EQ) é exigido tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado. A inscrição no exame é de responsabilidade do estudante e deverá ser feita dentro dos prazos máximos: até 15 (quinze) meses após a matrícula no curso, com pelo menos 32 créditos em disciplinas concluídos (Mestrado); até 27 (vinte e sete meses) com pelo menos 24 créditos em disciplinas concluídos (Doutorado); até 27(vinte e sete meses) no caso do Doutorado Direto com pelo menos 64 (sessenta e quatro) créditos em disciplinas concluídos. O Relatório de Qualificação (cf. formato sugerido no item VIII das Normas do PPGAS) deverá ser entregue na Secretaria do PPGAS:  1 (uma) cópia em CD e o nº de exemplares impressos dependerá de quantos membros titulares optarem por receber o trabalho em papel. Caso os exemplares da Banca sejam entregues em mãos, informar a secretaria. O estudante reprovado no exame de qualificação poderá repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de até 60 (sessenta) dias após a realização do primeiro exame. Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa, recebendo certificado das disciplinas cursadas.

8. Qual é a minha data limite para o depósito da dissertação/tese?

A data limite de depósito de dissertação ou tese encontra-se disponível na ficha do aluno, podendo variar de um aluno para o outro. Por exemplo, dois alunos que entraram por meio do mesmo processo seletivo, podem ter limites diferentes, já que estes são estabelecidos pelo sistema, em função do dia em que a matrícula do aluno foi cadastrada pelo Serviço de Pós-Graduação. Recomenda-se assim a consulta periódica à ficha do aluno no Sistema Janus.

9. Sou obrigado a entregar o relatório de atividades anual?

Sim. Todos os alunos do PPGAS, mesmo os bolsistas FAPESP, deverão enviá-lo por e-mail para o PPGAS (ppgas@usp.br) e para seu orientador até o dia 15 de janeiro, acompanhado pela ficha do aluno (sistema janus). O relatório deve conter informações substantivas e sucintas sobre: 1. Disciplinas realizadas, 2. Andamento da pesquisa, 3. Participação em grupos de pesquisa e em eventos científicos, 4. Publicações realizadas no período, 5. Outras atividades relevantes (cf. modelo em nossa página, aba “discentes”). O relatório será avaliado pela CCP.

10. É preciso ter um currículo lattes?

Sim. Todos os alunos devem possuir currículo lattes, mantendo-os atualizados (visitem a página do CNPq).

11. Quais os procedimentos para o depósito da dissertação e tese?

O depósito deverá ser entregue no Serviço de Pós-Graduação, juntamente com os documentos exigidos: 1. Formulário para o depósito assinado pelo orientador, 2. Sugestão de banca (titular e suplente), 3. Termo de ciência e concordância.

O nº de exemplares impressos a serem entregues dependerá de quantos membros titulares optarem por receber o trabalho impresso. Essa consulta deverá ser feita ao professor convidado no momento de preenchimento da Sugestão de Banca (e, portanto, antes do depósito). Se o Professor quiser receber o exemplar impresso além da versão em PDF (que é enviada a todos) essa opção deverá ser assinalada na Sugestão de Banca. Se nenhum dos professores se manifestarem pelo recebimento do exemplar impresso, o aluno só precisa entregar uma via em capa dura e a versão digital.

Os formulários de encaminhamento e outras informações encontram-se na página do Serviço de Pós-Graduação da FFLCH, através do site http://pos.fflch.usp.br/node/97

12. O que é Bolsa Sanduíche e como devo proceder para pleiteá-la?

Trata-se do intercâmbio dos cursos de pós-graduação do país com universidades no exterior, para a realização de estágios com duração de 4 até 12 meses. Em comum acordo com o orientador, o doutorando poderá pleiteá-la junto às instituições de Fomento como CAPES, CNPq e FAPESP, buscando informações nos sites das agências. Os alunos que optarem pela CAPES, após terem feito sua inscrição on-line, entregarão na secretaria do PPGAS a documentação impressa e em pdf, para as providências necessárias, de acordo com as Orientações para Candidatura e o Calendário do PDEE. Consultar o site da CAPES: www.capes.gov.br.

As solicitações de bolsas sanduíche junto ao CNPq bem como as de  estágios no exterior/FAPESP obedecem às normas fixadas por essas agências, devendo ser a elas diretamente dirigidas.

13. Como devo solicitar auxílio para realização de pesquisa de campo e participação em eventos?

Todas as solicitações de apoio devem ser feitas mediante os formulários disponíveis em nossa página (abas: Discentes - Auxílio), que devem ser preenchidos e entregues na secretaria do PPGAS, junto com a documentação solicitada.

No caso dos apoios à pesquisa de campo, serão lançados editais semestralmente. O auxílio se destina a alunos sem bolsa, bolsistas CAPES e CNPq (mestrado).

No caso de apoio à participação em eventos científicos nacionais, eles se destinam a alunos de mestrado e doutorado, que irão apresentar trabalhos individuais ou nos quais seja o autor principal. No caso de eventos científicos internacionais, eles se destinam exclusivamente a alunos de doutorado, que irão apresentar trabalhos individuais ou nos quais seja o autor principal. Maiores informações no nosso site.

14. Que outros apoios o PPGAS oferece ao discente?

O PPGAS oferece ainda apoio para a tradução de artigos a serem publicados em revistas estrangeiras, para os eventos das Sextas do Mês e para a revista Cadernos de Campo. Todos os formulários com as instruções para a solicitação dos apoios encontram-se em nosso site. Devido a cortes de verba PROEX/CAPES, alguns desses pedidos estão temporariamente suspensos e outros sujeitos à análise.