O PPGAS/USP e o Grupo de Pesquisa CÓCCIX convida para a conferência do Prof. João Alipio Cunha (UNEB; LAH-UFRJ), "Antropologia Negra e o Cuidado Epistemológico: os arquivos de Marlene Cunha" e do lançamento do livro Em busca de um espaço: a linguagem gestual no candomblé de Angola, da ativista e antropóloga negra Marlene Cunha (in memoriam). O evento será no dia 10 de setembro, às 17h30, na sala 161 do Prédio de Letras, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, no campus da Cidade Universitária.
Marlene Cunha era uma das poucas estudantes negras no PPGAS/USP que defendeu seu mestrado em 1986 e que teve sua publicação póstuma pela iniciativa de seu filho João Alipio Cunha, antropólogo e historiador, que tem recuperado a memória da importante atuação política e acadêmica de Marlene Cunha.
Para além de sua relevante contribuição acadêmica, Marlene Cunha teve atuação destacada no movimento negro no contexto universitário, tendo fundado, na década de 1970, o Grupo de Trabalhos André Rebouças, em parceria com a historiadora Beatriz Nascimento — sua grande amiga e colaboradora em pesquisas realizadas junto a comunidades quilombolas no sudeste brasileiro.
O lançamento da obra integra um conjunto de ações voltadas à preservação, sistematização e futura disponibilização pública do acervo pessoal de Marlene Cunha.