FLS5955-1 - Práticas de Cuidado e Cura nas Religiões Afro-Indígena-Brasileiras: Epistemologias, Vivências e Significados

Docente Responsável

Dr. Vagner Gonçalves da Silva
Drª. Ana Lídia Cardoso do Nascimento

A disciplina se justifica pela oportunidade de diálogos interacadêmicos e de compartilhamento de vivências sobre as religiosidades e saberes tradicionais afro-indígena- brasileiros provenientes de diferentes regiões do Brasil, abordando contextos da pajelança, jurema, encantaria, culto aos caboclos, candomblé, umbanda, santo daime etc. Os dois proponentes do curso (Ana Lídia C. do Nascimento, da Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Belém, e o seu supervisor do estágio pós-doutoral, Vagner Gonçalves da Silva, da USP) são atuantes nos campos do conhecimento colocados em perspectiva no programa, porém trata-se de ampliar o escopo da discussão por meio da presença (online) de professores convidados ao curso, sobretudo de universidades fora do eixo Rio-São Paulo, e de mestres de saberes tradicionais. Sabe-se que as produções sobre as religiões afro-brasileiras tiveram um crescimento expressivo, mas ainda há muito a se avançar e as reflexões comparativas entre regiões diversas e modalidades de culto podem gerar perspectivas colaborativas decorrentes da diversidade de compreensões, olhares, fazeres e experiências.

Carga Horária
120hrs