Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS-USP), abrigado no Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é um dos mais antigos e consolidados na área. Herdeiro de uma tradição que remonta à criação dos cursos de ciências sociais na FFLCH-USP, o Programa estruturou-se em 1972 a partir de uma área de concentração em Antropologia Social, oferecendo formação em nível de mestrado e doutorado, e se destacando, desde então, pela formação de profissionais que atuam em instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior.

A vocação interdisciplinar do PPGAS revela-se nas linhas de pesquisa nele desenvolvidas, com diferentes recortes teóricos e temáticos, espelhando a formação variada de seu corpo docente: Cidades, espaços e mobilidades, Estudos ameríndios, africanos e afro-diaspóricos, Poder e Diferença, Formas Expressivas e Regimes de Conhecimento. A diversidade de atuação dos professores e alunos pode ser também aferida pelos vários núcleos de pesquisa e laboratórios, responsáveis por projetos coletivos, financiados por agências nacionais e internacionais.

A vitalidade da produção do Programa se expressa na edição continuada desde 1953 da Revista de Antropologia, solidamente estabelecida e reconhecida na área, tanto no Brasil quanto no exterior; na revista Cadernos de Campo, concebida e editada pelos alunos desde 1991, e que ocupa lugar destacado entre as publicações nesse domínio; na revista digital Ponto Urbe, do Laboratório de Antropologia Urbana, iniciativa pioneira que teve início em 2007; e na recente Série Antropologia, editada em parceria com a Capes e com a editora Terceiro Nome, que visa publicar livros dos pesquisadores e professores do Programa, contribuindo ainda para divulgar no Brasil textos fundamentais nos domínios da teoria antropológica. Cabe destacar a vigorosa produção de vídeos e filmes, reunida no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA), desde 1991 uma referência em termos de pesquisa e formação no campo da Antropologia Visual e da Etnomusicologia.

Os docentes e alunos do PPGAS se beneficiam de uma sólida infraestrutura para a pesquisa – a Biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH/USP, acervos do LISA e do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA) – além de bolsas de estudos e de auxílios para a pesquisa de campo e participação em eventos científicos.