Notícias PPGAS
O livro “Filmar o Musicar - Ensaios de Antropologia Compartilhada", de Rose Satiko Gitirana Hikiji, professora livre-docente do Departamento de Antropologia e coordenadora do LISA-USP, acaba de ser publicado no Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo (USP), onde está disponível para download.
A obra apresenta diferentes fazeres musicais na cidade de São Paulo dos quais a autora e suas parceiras e parceiros de pesquisa se aproximam com câmeras e gravadores nas mãos. São ações protagonizadas por jovens participantes em um projeto social de ensino musical, por artistas da cena hip-hop e funk em Cidade Tiradentes, por músicos africanos recém-chegados nessa megalópole. Filmar o musicar implica transformar a pesquisa em composição, o que é feito a partir de processos colaborativos. Dessa forma, a autora ensaia, em boa companhia, o sonho Rouchiano de compartilhar a antropologia. “Filmar o Musicar - Ensaios de Antropologia Compartilhada" integra a Coleção ABCD Agenda 2030 e alinha-se aos seguintes ODS (… leia mais
Publicada no dia 04/07/2025, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a retificação dos editais do processo seletivo PPGAS 2025 para Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto com ingresso em 2026.
Acesse o link do Diário Oficial contendo a retificação:
1) Retificação do edital do Processo Seletivo 2025/2026 para indígenas
Publicado no dia 25/06/2025, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, os editais do processo seletivo PPGAS 2025 para Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto com ingresso em 2026.
Acesse o link do Diário Oficial contendo o edital:
1)… leia mais
No dia 25 de junho de 2025, o pesquisador Lourival Aguiar Teixeira Custodio, do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, foi agraciado com menção honrosa na 14ª edição do Prêmio Tese Destaque USP. Orientado pelo professor João Felipe Ferreira Gonçalves, Lourival teve seu trabalho “Habaneros negros: relações raciais, estigmatização e afro-cubanía em um bairro de Havana” reconhecido na grande área de Inclusão Social e Cultural e Redução de Desigualdades. Outro aluno da FFLCH também foi agraciado com menção honrosa, e outros dois foram premiados em suas respectivas áreas. De acordo com o professor Murilo Romero, coordenador geral da premiação, cerimônia reconhece e premia as teses de maior destaque em diferentes áreas da Universidade.
Ao todo, 39 pesquisadores foram premiados durante o evento, que conta com 13 grandes áreas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da… leia mais
A gravação com a coordenadora do LISA e diretora de “São Palco - Cidade Afropolitana”, Rose Satiko Hikiji, o protagonista Shambuyi Wetu e o editor Ricardo Dionísio, no podcast Intérpretes do Brasil Contemporâneo ganhou destaque na Folha de S. Paulo.
A matéria destaca o poder dos filmes etnográficos na transmissão de conhecimento e discute a atuação de artistas africanos que chegam, no Brasil, "com suas histórias, saberes e práticas criativas", enfrentam barreiras e "criam palcos de resistência".
O podcast Intérpretes do Brasil Contemporâneo é uma produção da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Coordenado por Júlio César Suzuki, docente do departamento de Geografia, o programa é fruto de um convênio entre a Faculdade e o jornal Folha de S. Paulo.
Confira a matéria completa na Folha:
https://www1.folha.uol.com.… leia mais
"São Palco - Cidade Afropolitana" recebeu o prêmio do público para longa-metragem na Competição Territórios e Memória da 14º Mostra Ecofalante, o mais importante evento sul-americano para a produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais. A cerimônia de premiação aconteceu na noite do dia 8 de junho de 2025, no Reserva Cultural em São Paulo.
O troféu entregue por Hermano Penna, cineasta homenageado da 14° Mostra, circulou entre os protagonistas presentes no evento: Shambuyi Wetu, Sassou Espoir, Edoh Fihon, Yannick Delass e Rose Satiko Hikiji, co-diretora do filme e professora do Departamento de Antropologia da USP. A arte afrodiaspórica ganha mais um palco, desta vez no cinema.
Produzido pelo Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP), o filme questiona e… leia mais
Ouça a entrevista - "Cidade, graffiti e antropologia" - em: https://open.spotify.com/
Julio Cesar Talhari tratou de tópicos de sua tese de doutorado (defendida em set./24) sobre o Museu Paulista, em entrevista ao site de Divulgação Científica da FFLCH-USP (14/2/25): https://www.fflch.usp.br/
Enrico Spaggiari tratou de tópicos de sua tese de doutorado e da coorganização da coletânea 'Futebol popular' (publicada com apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, INCT) na referida matéria (1/3/25): https://revistapesquisa.