COPAF

  1. O que é

A Comissão Permanente de Ações Afirmativas do PPGAS-USP (CoPAF) foi formalizada em 2019. Composta por quatro discentes e dois docentes, é um braço permanente da Comissão Coordenadora do Programa (CCP), encarregada de acompanhar e oferecer suporte às/aos discentes ingressantes por ações afirmativas e propor aprimoramentos tanto dos processos de seleção como dos mecanismos de apoio institucional à sua permanência. Representa, nesse sentido, uma instância de comunicação e mediação entre os discentes, discentes ingressantes através das ações afirmativas, o Programa e todos os seus funcionários e docentes.

        2. Ações

  • A promoção do diálogo entre discentes ingressantes por ações afirmativas e docentes do PPGAS, visando detectar dificuldades enfrentadas por esses alunos em sua trajetória acadêmica no Programa e propor medidas para saná-las;
  • O acompanhamento do processo de distribuição de bolsas;
  • A produção e análise de dados sobre a mudança do perfil dos discentes do PPGAS/USP a partir da implementação da política de ações afirmativas;
  • A promoção de debates permanentes em torno do racismo estrutural e do capacitismo na universidade e em nossa sociedade;
  • A sugestão de propostas que visem aprimorar a política de ações afirmativas do PPGAS/USP.

Em novembro de 2019 a Comissão realizou a I Reunião sobre Ações Afirmativas do PPGAS, reunindo a maior parte dos ingressantes por cotas e reservas de vagas nas seleções anteriores. O encontro foi fundamental para permitir que esses discentes pudessem compartilhar as suas impressões e dificuldades experimentadas no PPGAS e auxiliar a Comissão a elaborar estratégias práticas diante dos empecilhos expostos. O evento foi importante, nesse sentido, para ajudar a definir melhor os próprios objetivos da Comissão. 

A CCP e a CoPAF têm consciência dos esforços contínuos necessários para o aprimoramento de nosso do processo seletivo e das políticas de permanência para alunas e alunos negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência em nosso Programa. Nossa experiência de ações afirmativas ainda é recente, e a Comissão conta com o apoio de todos os docentes e discentes do PPGAS para cumprir seus objetivos. 

Breve Histórico da Política de Ações Afirmativas no Programa

Coletivos presentes na Universidade de São Paulo deram início muito antes de nós à discussão acerca da necessidade de implementar ações afirmativas em nossa universidade. Entre esses coletivos, podemos destacar o Núcleo de Consciência Negra (NCN), que passou a discutir cotas e a pautar a necessidade política de sua implementação desde o final da década de oitenta e, mais recentemente, a Frente Pró-cotas, atuante na Universidade desde 2005. 

A elaboração da política de Ações Afirmativas no PPGAS/USP partiu da necessidade de se reconhecer saberes e epistemologias que sofreram um processo contínuo de invisibilização. Essa mobilização se iniciou em outubro de 2013, através de um debate contínuo entre discentes e docentes, com objetivo de implementar Ações Afirmativas para o ingresso em nossos cursos de Mestrado e Doutorado, e resultou na aprovação de uma proposta de ações afirmativas em 2014. O projeto enfrentou um árduo processo de tramitação institucional, e sua implementação pode ocorrer apenas em 2017. Ao longo desse processo, discentes e docentes do Programa puderam contribuir para a discussão sobre ações afirmativas e sua implementação em outros programas de pós-graduação, além de participar do debate sobre a adoção das cotas na graduação da Universidade de São Paulo. 

Entretanto, entendemos que uma política de ações afirmativas eficaz não se limita às adequações do processo seletivo para o ingresso no Programa. Ações anteriores e posteriores a essa etapa são necessárias. Além de ser preciso, por um lado, garantir uma adequada arregimentação e habilitação de candidatos - divulgação entre potenciais interessados, cursos preparatórios e de extensão etc. -,  é essencial o acompanhamento dos ingressantes e a avaliação contínua da própria política de ações afirmativas . E é justamente neste segundo eixo que a atuação da Copaf se torna fundamental.

Entre em contato com a CoPAF pelo email institucional: uspacoesafirmativas@gmail.com