Responsável:
Profª. Dra. Fernanda Arêas Peixoto
Ministrantes:
Dr. Rafael do Nascimento Cesar
e Dr. Gabriel Guarino de Almeida
O curso tem como objetivo principal explorar as relações entre imitação e criação em diferentes contextos etnográficos. Trata-se de problematizar, com base em uma bibliografia de filiações disciplinares e miradas variadas, os significados e valores geralmente atribuídos à imitação pelo pensamento ocidental moderno, valendo-se de casos em que tal noção é reimaginada a partir de conexões com a técnica e a memória, o poder e o corpo, o humano e o não-humano. Direcionado não à tipificação, mas à prática e aos efeitos do ato de imitar em sentido expandido, o curso investe na reavaliação crítica de dicotomias como original e cópia, tradição e inovação, autenticidade e inautenticidade, masculino e feminino, natureza e cultura. Assim, em vez de assumir de antemão definições sobre o que é e o que pode a imitação – e termos correlatos como mimese, cópia, paródia, mímica, pantomima, substituto, simulacro –, propõe-se encarar essa polissemia sem descartar as tensões, incongruências e contradições inerentes a ela.