FLS5997 - Religiões e Ambientalismos no Brasil Contemporâneo

Docente Responsável

Profª. Dra. Paula Montero
Ministrante: Dr. Adriano Santos Godoy

O entrelaçamento entre religiosidades e questões ambientais têm ganhado crescente atenção nas ciências sociais, especialmente em contextos marcados por conflitos territoriais, destruição ambiental e disputas por futuros possíveis. No Brasil, onde a diversidade religiosa é acompanhada por intensas desigualdades sociais, múltiplos atores religiosos — de comunidades afro-brasileiras e indígenas a coletivos evangélicos e católicos — têm desempenhado papeis decisivos em lutas por terra, água, floresta, memória e justiça.
Esta disciplina parte da antropologia da religião em diálogo com os debates sobre ambientalismo para examinar as maneiras pelas quais diferentes práticas religiosas mobilizam saberes, rituais e afetos ecológicos. Serão abordadas tanto formas de espiritualização e imaginação da natureza quanto conflitos socioambientais envolvendo coletivos religiosos que ora apoiam, negam ou ignoram as lutas contra a crise climática.
A disciplina visa dar visibilidade à dimensão política das religiões nas disputas dos ambientalismos contemporâneos, contribuindo para uma reflexão crítica sobre os limites de certas categorias, incluindo a ecologia, em uma abordagem antropológica que leva em consideração também as particularidades do campo religioso brasileiro.

Créditos
4
Carga Horária
60hrs
Disciplina optativa