Tecnologia do Oprimido

Sala 24 do Prédio das Ciências Sociais - Av. Prof. Luciano Gualberto, 315

Em Tecnologia do Oprimido, David Nemer baseia-se em uma extensa etnografia para fornecer um rico relato de como os moradores da favela apropriam diferentes tecnologias para navegar por fontes digitais e não digitais de opressão - e até mesmo, às vezes, prosperar. Com base no trabalho do educador Paulo Freire, Nemer elabora um quadro teórico decolonial e interseccional chamado Tecnologia Mundana para analisar como as tecnologias podem ser simultaneamente espaços de opressão e ferramentas na luta pela liberdade. Nemer também aborda a relação da desinformação com a radicalização e a ascensão da nova extrema direita. Ao contrário da crença tecno otimista de que a tecnologia salvará os pobres, mesmo com acesso à tecnologia, essas pessoas marginalizadas enfrentam inúmeras fontes de opressão, incluindo preconceitos tecnológicos, racismo, classismo, sexismo e censura. Ainda assim, o espírito de comunidade, amor, resiliência e resistência dos moradores da favela possibilitam sua busca pela liberdade.

Mini Bio:
David Nemer é professor nos departamentos de Estudos de Mídia e Antropologia e diretor do programa de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Virgínia. Ele também é professor associado ao Berkman Klein Center for Internet and Society da Universidade de Harvard. Nemer é autor dos livros Tecnologia do Oprimido (Milfontes, 2021 & MIT Press, 2022), vencedor do Prêmio Marcel Roche, e Favela Digital: O outro lado da tecnologia (Editora GSA, 2013). Ele possui mestrados em Antropologia pela Universidade da Virgínia e em Ciência da Computação pela Universidade do Sarre (Alemanha), e Ph.D. em Computação, Cultura e Sociedade pela Universidade de Indiana. Nemer escreve para The Guardian, El País, The Huffington Post (HuffPost), Salon, The Intercept_, UOL e CartaCapital.