Seminário das Segundas-Feiras: Antropologia Hoje

Sala 1039 do Prédio das Ciências Sociais - Av. Prof. Luciano Gualberto, 315

O Núcleo de Antropologia Urbana/NAU (hoje LabNAU, laboratório), comemora três décadas de atividades – começou em 1988 – inspirado na iniciativa de duas professoras, Ruth Cardoso e Eunice Durham. Num departamento com base principalmente em autores clássicos, fundamentais para o estudo e pesquisa na área de etnologia indígena (como era tradição, na época) e muito antes da atual discussão sobre gênero e presença feminina na área acadêmica, Ruth e Eunice protagonizaram uma reviravolta: desde a escolha dos temas de estudo como pós-graduandas – não sem divergências com os orientadores – até as linhas de pesquisa de seus próprios orientandos, já como professoras no Departamento de Antropologia da USP.

Uma de suas iniciativas, os “Seminários das segundas-feiras”, que dá título a esta proposta, abriu uma oportunidade aos alunos e alunas de entrar em contato com autores e autoras pouco convencionais na bibliografia dos programas do departamento na época: Louis Althusser, Antonio Gramsci, Saskia Sassen, Jean Lojkine, Michel Foucault, Nicos Poulantzas, Howard Becker e outros, de diferentes orientações e áreas do conhecimento e fora do âmbito da Antropologia clássica.

Essa iniciativa coincide com determinada conjuntura, a “descoberta da periferia” na cidade que, já na década de 1970, teve consequências sociais, políticas e econômicas e incidiu no modo de vida de seus moradores. Deste modo, abriu-se um leque de objetos de pesquisa por parte de seus orientandos e orientandas – e não só de São Paulo. No livro Da Periferia ao centro: trajetórias de pesquisa em Antropologia Urbana (2012) descrevo com detalhes todo esse processo; aqui cabe apenas uma rápida menção, para justificar a presente proposta e o título, que incorpora também a coleção de livros que o LabNAU coordena com diversas editoras. A ideia é retomar o legado desse seminário, abrindo espaço para a leitura e discussão de autores e autoras contemporâneos/as, não necessariamente ligados à área da Antropologia Urbana, para ampliar o panorama às vezes restrito ao recorte dos projetos de pesquisa em andamento. Para tanto, propõe-se um encontro a cada quinze dias (na segunda feira, claro), a cargo de um expositor, tendo indicado com anterioridade um texto (capítulo de livro, artigo, conferência) de ponta, bem polêmico...

Serão oito encontros no primeiro semestre de 2024, alternando entre a apresentação de professores do Departamento já convidados e alunos/as de pós-graduação, de forma a não sobrecarregar e dar tempo para a leitura dos textos indicados. Os seminários serão abertos não só ao corpo docente e discente de nosso Departamento, mas aos integrantes de outros centros universitários que já participam de grupos de pesquisa do LabNAU e a quem mais se interessar. Logo envio o calendário com o título das apresentações e os textos indicados para a leitura prévia. Para este semestre quatro professoras/es se dispuseram a participar e a ideia é que o seminário prossiga, de forma que cada colega, na continuação, possa apresentar o estado atual das reflexões e pesquisas em suas respectivas áreas.