2023
Indicações PPGAS - teses e dissertações selecionadas para os prêmios institucionais da área.
-
PRÊMIO ANPOCS DE TESES E DISSERTAÇÕES 2023
Teses de doutorado:
“Vidas em cativeiro: histórias do mogen mapuche e coleções em museu” de LUCAS DA COSTA MACIEL orientado pelo Prof. Pedro de Niemeyer Cesarino.
"Perigosos e inimputáveis: a medida de segurança em múltiplas dimensões" de SARA VIEIRA SABATINI ANTUNES orientada pela Profa. Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer.
Dissertações de mestrado:
"Si ella vuelve es error nuestro: uma etnografia do atendimento de interrupção voluntária da gravidez no Uruguai" de JULIANA VIEIRA WAHL PEREIRA orientada pela Profa. Heloisa Buarque de Almeida.
"Gritos e silêncios: um mergulho no cotidiano e na intimidade de mulheres negras ativistas da periferia sul de São Paulo" de ALESSANDRA KELLY TAVARES DE OLIVEIRA orientada pela Profa. Laura Moutinho. -
PRÊMIO CAPES DE TESES E DISSERTAÇÕES 2023: A Comissão analisou dezesseis (16) teses de doutorado tendo selecionado o trabalho de MIGUEL JOAQUIM JUSTINO MUHALE, intitulado: “A democracia em regimes autoritários: o funcionamento da democracia em Moçambique a partir de uma perspectiva etnográfica das eleições gerais de 2019” orientado pela Profa. Dra. Ana Cláudia Duarte Rocha Marques
-
PRÊMIO USP DE TESES E DISSERTAÇÕES 2023: A Comissão analisou dezesseis (16) teses de doutorado para concorrer ao PRÊMIO TESE DESTAQUE USP – 12a Edição, tendo selecionado para a categoria 06 - Ciências Humanas - o trabalho de FÁBIO OZIAS ZUKER intitulado: “Fazer mundos, destruir mundos e refazê-los: ensaios de antropologia política no Baixo Tapajós” orientado pelo Prof. Dr. Renato Sztutman e na categoria 14 - Inclusão social e cultural - o trabalho de MILENA MATEUZI CARMO intitulado: "Tramas do cuidado entre a vida e a morte: agenciamentos femininos nas periferias de São Paulo" orientada pela Profa. Laura Moutinho.
2022
Indicações PPGAS - teses e dissertações selecionadas para os prêmios institucionais da área
- Prêmio Levi-Strauss ARTIGO - 1o lugar
- Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP 2022 - Las Patrias
-
PRÊMIO ANPOCS DE TESES E DISSERTAÇÕES 2022
Tese de doutorado: “Cantos sem fim: Formas políticas Kaingang e seus movimentos”, de Paola Andrade Gibram, sob orientação de Renato SztutmanDissertações de mestrado:
"Igrejas rebeldes: uma etnografia do processo de autenticação de pequenas igrejas pentecostais entre as camadas populares das periferias urbanas" de José Edilson Teles, sob orientação de Paula Montero
'Nóis por nóis'; como luta constante: uma etnografia das mulheres da Ocupação Esperança, De Gabriela Logiodice Moncau, sob orientação de Heloisa Buarque de Almeida -
Indicados para o Prêmio USP:
Teses de Doutorado:
“De l’activisme urbain à la politique institutionnelle: acteurs et dynamiques de la démocratie de l’expérience à São Paulo et à Belo Horizonte“, de Flávia de Faria Moreira da Silva, sob orientação em cotutela de Heitor Frúgoli Jr. e Pierre-Antoine Chardel (EHESS – França)
"A Neblina e o Fluxo. O funk nos corpos elétricos da quebrada", de Paulo Menotti Del Picchia, sob orientação de Rose Satiko Gitirana Hikiji.
2021
- Melhor curta-documentário no festival internacional de cinema etnográfico do Royal Anthropological Institute (RAI)
-
Prêmio CAPES
Tese de doutorado de Olavo de Souza Pinto Filho, "A família Nagô. Composições entre o sangue e o santo no candomblé do Recife".
Orientador: Prof. Dr Vagner Gonçalves da Silva -
Prêmio Destaque USP
Tese de doutorado de Fábio Augusto Nogueira Ribeiro, "Encontros Zo'é nas Guianas".
Orientadora: Profa.Dra. Dominique T. Gallois -
Prêmio ANPOCS
Tese de doutorado de Bruna Nunes da Costa Triana, "Ensaios em preto e branco: arquivo, memória e cidade nas fotografias de Ricardo Rangel".
Orientadora: Profa.Dra. Sylvia Caiuby Novaes
Dissertação de mestrado de Thiago Magri Benucci, "O jeito yanomami de pendurar redes".
Orientador: Prof.Dr. Pedro de Niemeyer Cesarino -
Prêmio Destaque USP
Tese de doutorado de Fábio Augusto Nogueira Ribeiro, "Encontros Zo'é nas Guianas".
Orientadora: Profa. Dra. Dominique T. Gallois (Menção honrosa - Prêmio Ciências Humanas) - Tese de doutorado de Pedro Lopes, "Deficiência na Cabeça: percursos entre diferença, síndrome de Down e a perspectiva antropológica. Orientadora: Laura Moutinho (Menção honrosa - Prêmio Inclusão Social e Cultural).
2020
- Kabengele Munanga homenageado com medalha Roquette Pinto na 32ª. RBA
-
Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular - MENÇÃO HONROSA
Doutorado: Caio Csermak
Orientadora: Manuela Carneiro da Cunha
Reinventar a Roda. A circulação do samba entre sujeitos, eventos e repertórios em Cachoeira – BA -
Prêmio Antônio Cândido - Melhor Tese em Humanidades pela Latin American Studies Association (LASA) Brazil Section (2020)
Doutorado: Lucia Klück Stumpf
Orientadora: Lilia Katri Moritz Schwarcz
Fragmentos de guerra: imagens e visualidades da guerra contra o Paraguai (1865-1881)
2019
-
Prêmio Best Dissertations In Humanities – MELHOR TESE EM HUMANIDADES (ANTONIO CANDIDO PRIZE)
Doutorado: Thaís Waldman
Orientadora: Fernanda Arêas Peixoto
Entre batismos e degolas: (des)caminhos bandeirantes em São Paulo
-
Prêmio ANPOCS (Doutorado e Mestrado)
Doutorado
Ana Leticia de Fiori, com a tese intitulada "Conexões da interculturalidade: cidades, educação, politica e festas entre Sateré-Mawe do Baixo Amazonas", orientada pelo Prof. Dr. José Guilherme Cantor Magnani.Gibran Teixeira Braga, com a tese intitulada "O fervo e a luta: políticas do corpo e do prazer em festas em São Paulo e Berlim", orientado pelo Prof. Dr. Júlio Assis Simões.
Mestrado
Flavio Bassi Jr., com a tese intitulada "Entresaberes: modos de conhecer paiter e suas transformações", orientado pelo Prof. Dr. Pedro de Niemeyer Cesarino. -
Prêmio Tese Destaque USP (Doutorado)
Jacqueline Moraes Teixeira, com a tese intitulada "A conduta universal: governo de si e politicas de gênero na Igreja Universal do Reino de Deus", orientada pela Profa. Dra. Paula Montero
- Prêmio da Salsa "Whitten Publication Subvention Award 2019", concedido ao trabalho: "A Esquiva do Xondaro – movimento e ação política entre os Guarani Mbya", vencedor de 2019 pelo Norm and Sibby Whitten Publication Subvention Committee. O livro a ser publicado resultou da dissertação de Lucas Keese, pesquisador do CEstA, defendida no PPGAS no final de 2016 e teve orientação do Prof. Renato Sztutman.
2018
-
Prêmio ANPOCS
Título: Lima Barreto - Triste Visionário - MELHOR OBRA CIENTÍFICA
Autora: Profa. Dra. Lilia Schwarcz -
Prêmio Tese Destaque USP (Doutorado)
Doutorado: Jorge Mauricio Herrera Acuna - PREMIADO
Orientadora: Profa. Dra. Lilia Katri Moritz Schwarcz
Maestrias de Mestre Pastinha: um intelectual da cidade gingada -
Prêmio CAPES
Doutorado: Nicolau Dela Bandera Arco Netto – MENÇÃO HONROSA
Orientadora: Profa. Dra. Ana Claudia Duarte Rocha Marques e Prof. Dr. Roberto Kant de Lima
A educação vem de casa: familia e escola na periferia de São Paulo -
Prêmio ANPOCS (Doutorado e Mestrado)
Doutorado
Rosenilton S. Oliveira, com a tese intitulada "A cor da fé: 'identidade negra' e religião.", orientado pelo Prof. Vagner Gonçalves e co-orientado pela Profa. E. Kadya Tall (IMaf-EHESS-Paris)Mestrado
Helio Meneses, com a tese intitulada "Entre o visível e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira", orientado pela Profa. Lilia Schwarcz.