Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer

Cidades, Espaços e Mobilidades
Poder e Diferença
Áreas de Interesse

Pesquisa, orienta e publica no campo da Antropologia do Direito, principalmente: Tribunais do Júri, jurisprudência e narrativas de violência, direitos humanos, demandas por reconhecimento de direitos, acesso à justiça, profissionais e profissões do direito, sistemas de justiça criminal e criminologia.  Lidera o NADIR (Núcleo de Antropologia do Direito), desde 2008, e organiza, bienalmente, desde 2009, os ENADIR (Encontros Nacionais de Antropologia do Direito). Coordena o CEP (Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos) da FFLCH-USP (2019-2023) e um convênio internacional entre a Universidad Nacional de Misiones (UNaM, Argentina) e a FFLCH-USP (2019-2024).

Produções Online

Tese de doutorado:

SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore. Controlando o poder de matar: uma leitura antropológica do Tribunal do Júri - ritual lúdico e teatralizado

Artigos e Capítulos de Livro:

SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore. Human Rights and Their Extra-Legal Circulations: Some Anthropological Reflections (2017)

SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore. Fios da Vida (2015)

SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore. Entrevista com o criminólogo Álvaro Pires. "Sobre direito, ciências sociais e os desafios de navegar entre esses dois mundos" (2015)

SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore. Antropologia, direito e mediação no Brasil: um campo dialógico em construção (2012)

SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore. Adolescentes em conflito com a lei: pastas e prontuários do “Complexo do Tatuapé” (2009)

SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore. Etnografia dissonante dos Tribunais do Júri (2007)

SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore. Afetos em jogo no Tribunal do Júri (2007)

SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore. Verbete “Cidadania”. Revista Sexta-Feira (2006)

SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore. Estupro, direitos humanos, gênero e justiça (1998)

SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore. Pequenos assassinatos: a violência incorporada à vida cotidiana (1998)

Documentário:

Fios da Vida (2013)

Resenhas:

Das queixas de agressões sexuais às sentenças: um fluxo contínuo de disputas através da linguagem (2001)

Processos de interdição: família, direito e medicina fabricando capacidades e incapacidades (2006)

Relatórios de pesquisas e papers:

Paper - pesquisa Memórias de Guardas Universitários  (2016)

Paper – Etnografia de uma sessão do Júri (2012)

Paper – Pesquisa Pastas e prontuários da Fundação CASA/ SP (2010)

Relatório final da pesquisa Cartórios cíveis em São Paulo (2008)

Relatório final da pesquisa Mapeamento e Análise de Experiências e Boas Práticas de Redução da Impunidade e da Violência Institucional contra Crianças e Adolescentes (2002)

Relatório final da pesquisa Direitos Humanos e democracia. Proposta de intervenção na formação de profissionais do Judiciário, do MP e da Polícia no estado de SP (1998)

Apresentações de dossiês:

Caminhos do Sertão (2017)

Dosier Antropología del Derecho em Brasil – Revista Euroamericana de Antropologia, REA (2016)

Breve panorama da antropologia do direito no Brasil – Revista Cadernos de Campo (2013)

Por que um dossiê voltado para a antropologia do direito? – Revista de Antropologia da USP (2010)

Entrevistas, notícias e aulas online:

Jornalismo policial e julgamentos por Tribunais do Júri, 2017

Le rôle des acteurs dans les procès par jury : les leçons du Brésil et de la France, 2017

Intolerâncias, 2017

Violência envolvendo PMs, 2017

Criação da CDDH - Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da FFLCH-USP, 2017

Intelectuais lançam vídeo que reforça repúdio ao governo Temer, 2016

Entrevista para o Jornal do Campus sobre estupro, 2016

Aula “Aproximações entre Direito e Ciências Sociais (Antropologia): objetos de pesquisa e metodologias”. 15º Laboratório de Ciências Criminais do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM, 2016

Programa Diálogos na USP, sobre estupro, 2016

Entrevista para a Rádio-USP sobre estupro, 2016

Mesa sobre o sistema prisional brasileiro. Inquietudes Urbanas, CEUMA-USP, 2015

Debate sobre a redução da maioridade Penal. CINUSP, 2015

Aula na Escola Paulista da Magistratura, 2014

Superintendência de Segurança da USP, 2014

Abertura da Mesa 4 - Alternativas à Prisão. VII Encontro da ANDHEP, Salão Nobre da FDUSP, 2014

Mesa Redonda Crítica Cultural e Reflexividade: Alteridade e Etnografia, 37º Encontro Anual da ANPOCS, 2013

Livro faz estudo antropológico do Tribunal do Júri em SP. Bandnews TV, 2013

Caso Gil Rugai: 3º dia é destinado aos depoimentos da defesa, 2013

Caso Gil Rugai: jurado precisa refletir, diz antropóloga, 2013

TVJur - Falando de Direito - O Tribunal do Júri, 2012

“Júri e Antropologia” - Programa justiça e Democracia (da AJD – Associação Juízes para a Democracia), 2012

Mesa de abertura do II ENADIR – Encontro Nacional de Antropologia do Direito, 2011

“Sobre a importância da Iniciação Científica na FFLCH-USP”, 2009, [o áudio desse vídeo está prejudicado]

“Antropologia Jurídica” In Jornal Carta Forense, 2005.