Profa. Dra. Paula Montero
Dr. Henrique Fernandes Antunes
Em contraste com a religião, que despertou o interesse da Antropologia desde o início da disciplina, seu polo oposto, o secular, apenas recentemente começou a atrair a atenção dos antropólogos. Em resposta a tal cenário, esta disciplina vai de encontro ao crescente interesse em torno do secular e de sua relação com a religião na atualidade, apresentando as principais contribuições do pensamento antropológico para o debate em pauta.
Atualmente, o entendimento de que as democracias devem ser seculares tornouse ubíquo, ao ponto do secularismo ser considerado, de modo acrítico, um pré-requisito indispensável para os regimes políticos na contemporaneidade. Questionando tal premissa, vieram à tona em várias partes do mundo diversos movimentos religiosos que têm colocado em xeque o secularismo como condição sine qua non dos regimes democráticos modernos, problematizando não somente os domínios do secular e sua estrita separação do religioso, mas também a clara divisão entre público e privado, política e religião, dentre outras. Tal contexto faz da análise dos questionamentos sobre secular, explícita na consolidação de uma antropologia do secularismo, componentes importantes para a compreensão dos dilemas e desafios presentes no cenário político contemporâneo, cada vez mais plural, e no qual fronteiras historicamente consolidadas se tornam cada vez mais porosas e borradas.