• English
  • Português

QUALIFICAÇÃO

Relatório de Qualificação – Regras e Normas

1. O Exame de Qualificação é obrigatório nos cursos de Mestrado e Doutorado e tem como objetivo avaliar a maturidade do aluno na sua formação em Antropologia Social e no desenvolvimento de seu tema de pesquisa.

2. A data limite para inscrição no exame de qualificação pode ser visualizada na Ficha de Aluno disponível no sistema Janus. Em caso de perda de prazo de inscrição, o aluno não poderá qualificar e será desligado do PPGAS.

3. O Exame de Qualificação deve ser realizado dentro do prazo máximo de 60 dias contados a partir da data de inscrição.

4. A comissão examinadora, deve ser constituída pelo orientador, 2 membros titulares e 1 suplente, podendo ser professor interno (USP) ou professor externo* (fora da USP), com titulação mínima de doutor. A banca deve ter aprovação do orientador.

*O professor externo deverá preencher o "Formulário para Cadastro Docente Externo", no site do Serviço de Pós-Graduação, e encaminhar para o e-mail docposfflch@gmail.com.

5. Contagem de prazo:

- Inscrição para o Exame de Qualificação para os alunos ingressantes até 2014
Mestrado: deve ser feita impreterivelmente até o 18º mês posterior ao início da contagem de prazo, e com pelo menos 32 créditos de disciplinas concluídos.
Doutorado: deve ser feita impreterivelmente até o 30º mês posterior ao início da contagem de prazo, e com pelo menos 24 créditos de disciplinas concluídos.
Doutorado Direto: deve ser feita impreterivelmente até o 30º mês posterior ao início da contagem de prazo com pelo menos 64 créditos de disciplinas concluídos.

Em qualquer caso, o aluno deve concluir os créditos faltantes em disciplinas no mesmo semestre de realização do Exame de Qualificação.

- Inscrição para o Exame de Qualificação para os alunos ingressantes a partir de 2015
Mestrado: deve ser feita num período máximo de 15 (quinze) meses do início da contagem de prazo, e com pelo menos 32 créditos de disciplinas concluídos.
Doutorado: deve ser feita num período máximo de 27 (vinte e sete) meses do início da contagem de prazo, e com pelo menos 24 créditos de disciplinas concluídos.
Doutorado Direto: deve ser feita num período máximo de 27 (vinte e sete) meses do início da contagem de prazo com pelo menos 64 créditos de disciplinas concluídos.

Em qualquer caso, o aluno deve concluir os créditos faltantes em disciplinas no mesmo semestre de realização do Exame de Qualificação.

6. Para a inscrição do exame, o aluno deverá entregar na Secretaria do PPGAS:

a. A GUIA DE ENCAMINHAMENTO preenchido e assinado pelo(a) orientador(a);
b. Uma cópia do Relatório de Qualificação em CD;
c. Para banca, o número de exemplares impressos do Relatório de Qualificação dependerá de quantos membros titulares optarem por receber o trabalho em papel (o membro poderá optar por receber em pdf). Caso os exemplares da Banca sejam entregues em mãos, informar à secretaria.

7. Conforme Circ.CoPGr/08/2017, de 09/02/17, fica autorizado o uso de videoconferência durante os exames de qualificação. Sendo que, neste caso, o estudante avaliado poderá participar à distancia, sendo que pelo menos um membro da Comissão deverá estar presente nas dependências do Dep. de Antropologia. Em substituição à assinatura do Exame de Qualificação dos membros que participarem remotamente deverá constar a assinatura do Presidente da Comissão, o qual, na condição de servidor público, goza de fé pública, podendo atestar que tais membros participaram por videoconferência.

8. Conforme aprovado pela CPG em reunião de 16/02/2016,  a/o discente também deverá colocar o “ciente” na Ata da Qualificação, assinando e datando o documento.

9. Modelos sugeridos de Relatório de Qualificação

I. Para o Mestrado

  1. O Problema

  2. A Pesquisa

  3. O Plano da Dissertação
    a. Índice da Dissertação com os capítulos que a compõem
    b. Título e Resumo Expandido de cada um deles

  4. Bibliografia utilizada no relatório

  5. Anexos (obrigatórios)
    a. Projeto de Pesquisa
    b. 
    Cursos realizados (com as notas)
    c. Outras Atividades (no interior do PPGAS e fora dele)

O relatório deve ter até 50 páginas (fonte: times new roman 12 e espaçamento 1.5. Cada página: em torno de 2.470 caracteres) . (sem os anexos)

II. Para o Doutorado

  1. O Problema

  2. A Pesquisa

  3. O Plano da Tese
    a. Índice da Tese com os capítulos que a compõem
    b. Título e Resumo de cada um deles
    c. Apresentação de um capítulo

  4. Bibliografia utilizada no relatório

  5. Anexos (obrigatórios)
    a. Projeto de Pesquisa
    b. Cursos realizados (com as notas)
    c. Outras Atividades (no interior do PPGAS e fora dele)

O relatório deve ter até 70 páginas (fonte: times new roman 12 e espaçamento 1.5. Cada página: em torno de 2.470 caracteres). (sem os anexos)