INFORME III – 27/08/2015

1.   Entregue à CCP Balanço da Gestão 2013-2015.

2.  Informes da reunião do Comitê de Antropologia e Arqueologia ocorrida na CAPES, nos dias 24 e 25 de agosto de 2015: a) todos os programas de pós-graduação brasileiros tiveram um corte de 75% da verba de custeio relativa ao funcionamento dos programas; foram mantidas as verbas relativas a bolsas de mestrado e de doutorado, bem como o Portal de Periódicos. As bolsas PNPD (pós-doutorado) estão asseguradas e as bolsas sanduíches, suspensas temporariamente, podem voltar a ser solicitadas a partir de março de 2016; b) O comitê indicou que a média de orientandos por orientador deve variar entre 3 alunos (mínimo) e 10 (no máximo); c) O comitê indicou que o tempo para realização de Doutorado é de 60 meses, passando a vigorar a partir de 2016.

3. Readequação orçamentária – PROEX 2015 e Deliberação da Comissão de Gestão sobre o planejamento de Gastos de Custeio (segundo semestre de 2015). As verbas recebidas em parcela única deverão se concentrar em apoios às pesquisas de campo dos alunos e no apoio às publicações docentes (artigos em periódicos internacionais qualificados). O saldo será distribuído entre apoios às revistas e funcionamento de laboratórios.

4. Informes da última reunião da CPG da FFLCH: a) devido à falta de verbas para pagamento de passagens aéreas e de diárias, os membros externos das bancas de defesa de Mestrado e de Doutorado deverão participar das defesas por meio de skype ou videoconferência. O presidente da banca poderá assinar a ata no lugar do (s) participante (s) externo (s). Os pró-labores estão mantidos.

5.  Informe sobre exame de qualificação. Todos os exames devem ser realizados no âmbito da universidade de São Paulo, sob pena de impugnação. O presidente da banca poderá assinar a ata no lugar do membro externo que participar via Skype ou videoconferência.

6.  De modo a reduzir despesas com impressão, a CCP deliberou que os relatórios de qualificação serão entregues exclusivamente em PDF à secretaria do PPGAS.

7.   A CCP aprovou a prorrogação do mandato da atual coordenação do Programa até 30 de setembro de 2015.

8. Eleita a nova Comissão Coordenadora do Programa (CCP) para o período de 1 de outubro de 2015 a 1 de outubro de 2017:

Titulares Suplentes
Fernanda Arêas Peixoto Marcelo Tavares Natividade
Laura Moutinho Júlio Assis Simões
Marta Rosa Amoroso Renato Sztutman
Vagner Gonçalves da Silva Silvana de Souza Nascimento
Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer Ana Cláudia R. D. Marques
Beatriz Perrone Moisés Dominique Tilkin Gallois
Heloisa Buarque de Almeida Pedro de Niemeyer Cesarino
Márcio Ferreira da Silva John  Cowart Dawsey
Heitor Frúgoli Jr. Marina Vanzolini
Sylvia Caiuby Novaes Rose Satiko Gitirana Hikiji
2 representantes discentes

9.  A CCP empossada, elegeu a nova coordenação do PPGAS: Heloisa Buarque de Almeida (coordenadora) e Fernanda Arêas Peixoto (vice-coordenadora).

10.   Lembrete PEBE/ estágios no exterior. Os estágios discentes no exterior (PEBE-FAPESP e outros) não podem ser usados como justificativas para prorrogação de prazos de depósitos de dissertações e teses.