FLS5914 - Corpos múltiplos em perspectiva antropológica

Docente Responsável

Profa. Dra. Silvana de Souza Nascimento

Esta disciplina tem como objetivo analisar e discutir diferentes perspectivas antropológicas que refletem sobre corpo e corporeidade, em diferentes contextos etnográficos, ocidentais e não-ocidentais. Serão analisadas, inicialmente, teorias que construíram a chamada “Antropologia do Corpo” e estudos do corpo em outras disciplinas, incluindo problemáticas que perpassam a relação corpo-pessoa, o cuidado, o sujeito, o biopoder, o adoecimento, o território, reflexões estas que possibilitaram fundar este campo de conhecimento. Posteriormente, serão debatidas pesquisas contemporâneas que apresentam distintas narrativas e abordagens teóricometodológicas a partir da crítica decolonial, artivista, negra, feminista, transfeminista, entre outras.
Problemáticas que envolvem o corpo e a corporeidade estão presentes nas teorias antropológicas clássicas, desde as primeiras pesquisas no início do século XX com Marcel Mauss, mas, sobretudo a partir da década de 1980, a Antropologia do Corpo passa a se constituir como um campo de pesquisa próprio, em diálogo com a fenomenologia, a psicanálise, a linguística, a crítica artística e as teorias da ciência. Dentro deste campo, o tema da saúde e da doença ganhou destaque, incluindo experiências religiosas de cura e de cuidados corporais, bem como as relações entre corpo e pessoa. Muitos avanços foram realizados para dar contornos às reflexões sobre corpo e corporeidades na antropologia, em contextos não-ocidentais e ocidentais, contudo, as críticas decoloniais foram construídas em outros campos de conhecimento para problematizar relações raciais, de gênero, classe, sexualidade, nação, etc. Assim, a proposta do curso é propor também alguns cruzamentos para pensar no corpo a partir de uma perspectiva interseccional, sem perder como foco da reflexão teórica a construção da corporeidade como constitutiva de um saber antropológico específico.

Créditos
8
Carga Horária
120hrs
Disciplina optativa