ANA CLAUDIA DUARTE ROCHA MARQUES

aclaudiam@usp.br

Áreas de Interesse:

Atua na Linha de Pesquisa em Antropologia Rural, Antropologia da Política e do Direito. Tem experiência na área de Antropologia rural e da política, com ênfase em Relações familiares, políticas e pessoais no Sertão do Nordeste, com especial atenção a conflitos como as lutas de famílias e o cangaço; aspectos sociais em torno do agronegócio de grãos no Mato Grosso, com especial enfoque sobre as relações de família entre agricultores e seus desdobramentos políticos e econômicos. Coordenadora do Hybris, grupo de estudo e pesquisa sobre relações de poder, conflitos, socialidades.

Histórico acadêmico

• 1992: Licenciatura em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal
  • 1995: Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Orientação: Prof. Helio Raimundo Santos Silva
Título do trabalho: “Domínios de Lampião: Nomadismo e Reciprocidade”

• 2001: Doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional – UFRJ

Orientação: Prof. Moacir Gracindo Soares Palmeira