Formulários para Discentes e Pós-Doutorandos

 

O Relatório Capes-Sucupira é composto pelo Relatório Anual e formulários destinados a coletar dados de toda a produção intelectual referente ao ano base. Esses dados serão enviados à CAPES, agência de fomento responsável por avaliar anualmente o desempenho de docentes, discentes, e egressos, bem como o do Programa, resultando na avaliação quadrienal com notas que variam de 1 a 7. Um Programa é reconhecido pela CAPES/MEC quando recebe uma nota igual ou superior a 3. O preenchimento do Relatório é uma responsabilidade que envolve toda a pós-graduação da USP, não se limitando apenas aos bolsistas.

Sua participação no preenchimento é fundamental para o nosso Programa, pois valorizamos o potencial de nossa formação para o seu aprendizado, no caso de alunos, e para sua atuação profissional. Preencha o relatório com atenção, inserindo o máximo de detalhes possível. Qualquer produção realizada com seu orientador(a) e/ou outros discentes ou egressos deve ser incluída, então não deixe de fornecer essas informações.

As produções intelectuais se dividem em Produção Bibliográfica, Produção Técnica e Produção Artística, com diversas subcategorias ilustradas nos formulários de relatório.

O preenchimento do seu relatório CAPES-SUCUPIRA é essencial para você (pós-graduando), para o seu Programa e para a USP, pois:

● Aumenta a cota institucional para bolsas de estudo.
● Amplia a possibilidade de intercâmbios internacionais.
● Melhora as chances de firmar convênios com outras instituições pela avaliação positiva do Programa e da Instituição.
● Aumenta suas chances de obter bolsas de estudo, já que quanto maior o registro de produção intelectual, mais bolsas CAPES e de outras agências de fomento são oferecidas ao Programa.
● Contribui para bons desempenhos na avaliação trienal da CAPES, especialmente para Programas com notas 5, 6 ou 7, que recebem cotas de bolsas sanduíche através do PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior).
● Possibilita convênios por meio do PICDT (Programa Institucional de Capacitação Docente e Técnica) e do PROCAD (Programa de Cooperação Acadêmica), ambos da CAPES.
● Aumenta o número de bolsistas de outras Instituições, contribuindo para a receita da USP e fortalecendo os Programas.
● Gera mais recursos para Programas com conceito 6 e 7, através do PROEX (Programa de Excelência da CAPES), o que permite investimentos em infraestrutura, congressos, pró-labores e pesquisa.