Seminários do DA - Encontro de saberes: trajetória de uma causa em universidades públicas brasileiras

Sala 24 do Prédio das Ciências Sociais - Av. Prof. Luciano Gualberto, 315

Desde o início dos anos 2000, e em especial depois da implementação da Lei Federal de Cotas em 2012, o Brasil tem despontado, em âmbito mundial, como o país com o mais abrangente programa de ações afirmativas no ensino superior. Além da reserva de vagas (cotas) para candidatos negros, um número crescente de universidades públicas têm organizado processos seletivos específicos para candidatos indígenas, apoiando-se no princípio da educação “diferenciada”, garantido pela CF88 e pelas diretrizes curriculares da educação escolar indígena. A entrada desse novo público nas universidades vem acompanhada de uma reivindicação de simetria de valor entre saberes acadêmicos e saberes ditos tradicionais. Uma série de dispositivos pedagógicos e administrativos têm sido desde então desenvolvidos visando materializar essa simetria, sintetizada na expressão que tem se tornado uma bandeira: “encontro de saberes”. Apresentarei um panorama destas iniciativas e, a partir de uma etnografia conduzida na Universidade Estadual de Campinas, mostrarei o posicionamento de alguns dos atores nelas envolvidos, ou por elas implicados, em especial dos estudantes indígenas da Unicamp.

Chantal Medaets é Professora de Antropologia na Faculdade de Educação da Unicamp, onde coordena o Centro de Pesquisa em Antropologia e Educação (Ceape). Em sua pesquisa atual, aborda diferentes aspectos da presença indígena no Ensino Superior no Brasil, combinando trabalho de campo etnográfico na Unicamp com a análise de políticas interculturais para o Ensino Superior em nível nacional.

Legenda da fotografia : Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas, julho de 2022, Unicamp. Autoria da imagem : Sheldon Yupuri Barreto