Eventos

Início:
Período: 29-04-2025 até 01-07-2025
Período de Inscrição: 26-03-2025 até 21-04-2025
Online

Estão abertas até o dia 21/04/2025, as inscrições para o curso de extensão "Documentário e etnografia no Brasil: O cinema de Eduardo Coutinho", que será realizado de 29/04/2025 a 01/07/2025, na modalidade à distância. 

O curso tem como objetivo explorar a relação entre o cinema documentário de Eduardo Coutinho e a prática etnográfica, destacando como o cineasta brasileiro utiliza o documentário como uma ferramenta de reflexão sobre a realidade social do Brasil, sobretudo pós-1960. A partir da análise de obras-chave de Coutinho, o curso busca investigar as especificidades de sua abordagem cinematográfica, que dialoga com métodos antropológicos de observação, descrição e a priorização do local e do particular. Além disso, pretende-se discutir o impacto histórico e estético do cinema documentário no Brasil, considerando que Coutinho produziu filmes ao longo de meio século, o que configura sua obra como uma espécie de documentação das inflexões históricas, sociais e políticas que marcaram o país nesse período. O curso visa, ainda, preencher uma lacuna nos estudos acadêmicos sobre a obra de Coutinho dentro da antropologia, oferecendo uma leitura crítica e integrada entre cinema e etnografia.

Início:
Auditório do LISA. Rua do Anfiteatro, 181, Favo 10, USP.

O Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP), o Grupo de Antropologia Visual (GRAVI-USP) e o Núcleo de Artes Afro-Brasileiras da USP convidam para a sessão AntropoCena do filme "Alma e Sangue no Atlântico Negro - O pensamento de Luiz Felipe de Alencastro", dirigido por Celso Prudente, docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), com assistência de direção de Ana Vitória Prudente, que estará presente para debater a obra. 

Ana Vitória é doutoranda em Educação pela USP, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e licenciada em Artes pela Universidade de Évora, em Portugal. Atua nos programas educacionais da Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo (OSESP) e do Festival de Campos do Jordão. É assistente de curadoria e produção da Mostra Internacional de Cinema Negro (MICINE) e assistente de produção do Programa Quilombo Academia da Rádio USP 93,7 FM.

Início:
Período: 14-05-2025 até 15-05-2025
Auditório do Lisa-USP

Entre os dias 14 e 15 de maio de 2025, o LISA-USP receberá o Colóquio "Arquivos, diásporas e pertencimentos: desafios de pesquisa com fotografia na antropologia", organizado por Fabiana Bruno bolsista pós doc sênior do CNPq. O evento contará com dois painéis e duas sessões de ateliês de pesquisa.  O Colóquio será aberto por Sylvia Caiuby Novaes (GRAVI-USP) e o primeiro painel  ”Arquivos de família, arquivos órfãos e outros acervos emergentes de fotografia” contará com a participação Paula Roush (Found Photo Foundation - London South Bank University); Clarice Ehlers Peixoto (INARRA-UERJ); Fabiene Gama (NAVISUAL – UFRGS) e Oscar Guarín Martinez (SENSOLAB - Pontificia Universidad Javeriana) e terá a mediação de Suely Kofes (PPGAS- IFCH, LA’GRIMA-Unicamp).

No segundo painel “Arquivos, plataformas e outros artefatos: diásporas e pertencimentos de imagens” estarão Cornelia Eckert e Ana Luiza Carvalho da Rocha (NAVISUAL e BIEV-UFRGS); Andrea Barbosa (VISURB-Unifesp); Mariana Petroni (LA’GRIMA-Unicamp; Unilab) e Edgar Teodoro da Cunha (NAIP-Unesp) com mediação Tatiana Lotierzo (pós-doc USP). A coordenação dos painéis será realizada por Fabiana Bruno (GRAVI-USP; LA’GRIMA- Unicamp).

Início:
Sala 08, Edifício de Filosofia e Ciências Sociais, FFLCH - Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária - São Paulo.

A Enciclopédia de Antropologia comemora 10 anos de vida em 2025! A data pede celebrações, mas sobretudo balanços e reflexões sobre o trabalho realizado de modo a projetar futuros.

Nesse sentido, convidamos o público para a mesa-redonda "Enciclopédias digitais em ação: artesanias, tecnologias, colaborações", organizada em parceria com o Laboratório Etnográfico de Estudos Tecnológicos e Digitais da USP.

O evento reunirá projetos de divulgação científica para uma troca de experiências sobre a produção de enciclopédias digitais, pensando os desafios da gestão, edição e escrita colaborativas. Além da EA, conversaremos sobre as enciclopédias Povos Indígenas no Brasil, do Instituto Socioambiental, e Bérose - encyclopédie internationale des histoires de l’anthropologie; e também sobre oficinas de criação e edição de verbetes na Wikipédia, que vêm sendo realizadas na universidade, promovidas pela Wikimedia Brasil.