Eventos
Título da palestra: A noção de quase-verdade na Antropologia do Conhecimento
Palestrante: Prof. Mauro Almeida (UNICAMP)
Debatedor: Prof. Stelio Marras (USP)
Mediação: Rafael Antunes Almeida (UNILAB)
Não é necessário realizar inscrição prévia.
No dia 14/11, às 14h, na sala 14 e online, acontece o Seminário Temático “Tendências contemporâneas das plataformas digitais nos mercados de sexo no Brasil”, com Lorena Caminhas.
Lorena Caminhas é Doutora em Ciências Sociais (Unicamp) e pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Antropologia da USP, com apoio da Fapesp. Suas pesquisas abordam a formação dos mercados de sexo digital no Brasil, os impactos das plataformas digitais na qualidade do trabalho sexual e seus processos de governança e regulação nessa seara.
Este evento é uma promoção do Laboratório Etnográfico de Estudos Tecnológicos e Digitais (LETEC) e do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (Numas).
Para participar on-line, basta acessar o canal da FFLCH USP no YouTube: https://youtube.com/live/52_
Palestra com Diego Madi Dias (Faculdade de Saúde Pública/USP) Economias Alimentares em Transformação na América Indígena
Palestra com Daiara Tukano - Patrimônios indígenas e museus: o pacto do esbulho
Alguns dos mais antigos e importantes patrimônios indígenas são guardados em museus ao redor do mundo, muitos dos quais ainda apresentados sob as narrativas coloniais que são origem a esses espaços de memória. Onde e como os patrimônios indígenas são cuidados nesses espaços? A quem esses patrimônios tem sido realmente acessíveis? É possível desconstruir a relação colonial dentro dos museus e das universidades? Qual a importância do protagonismo indígena nesse debate para a atualização do imaginário coletivo sobre os povos indígenas e seus patrimônios?
A Editatona Antropológica tem como objetivo a realização de dois dias de oficina de aprendizagem de criação e edição de verbetes da Wikipedia. O primeiro encontro (06/11) tem como foco a exposição sobre a Wikipedia e suas potencialidades e faremos a primeira edição na plataforma. No segundo encontro (07/11), realizaremos uma maratona de edição com temáticas antropológicas. Será dada atenção especial a autoras e autores que ainda não possuam verbetes, levando em consideração localização geográfica, raça, gênero, sexualidade e outros marcadores sociais da diferença.
Nossos encontros acontecerão pelo Google Meet. Não é necessária experiência prévia com a plataforma Wikipedia! Todas as pessoas podem participar.
O curso aborda os ritmos dos Orixás, com suas danças e manifestações musicais, incluindo a influência dos mesmos na Música Brasileira. O mote e a referência serão os instrumentistas/sacerdotes dos Orixás, fundamentais na musicalidade brasileira. Os diálogos oferecidos nestes encontros se baseiam na metodologia autodidata da Família Solano Trindade, com a fusão entre teoria e prática, e a proposta de movimento, sonoridade e bem estar como epistemologia.
Coordenação
Prof Rose Satiko Gitirana Hikiji, da FFLCH
Ministrante(s)
Vitor Israel Trindade de Souza
Elis Sibere dos Santos Monte Trindade de Souza
Link de inscrição: https://sce.fflch.usp.br/node/5676