FLS5933 - Antropologia do Islam

Docente Responsável

Profa. Dra. Francirosy Campos Barbosa

Apresentar como a antropologia constituiu objetos quando as temáticas são Islam, comunidades muçulmanas, mulheres muçulmanas, assim como constitui-se como campo de saber a partir de contextos sociais e culturais em sociedades de maioria muçulmana ou não. A disciplina propõe apresentar um olhar antropológico sobre comunidades/sociedades muçulmanas a partir de alguns tópicos: a) abordagens introdutórias sobre a gênese do Islam; fontes escriturárias e tradições b) etnografias sobre contextos islâmicos c) Apresentar e discutir temas emergentes relacionados (ou em interface) a esses contextos: gênero, direitos humanos etc.

A disciplina pretende aproximar os alunos de uma literatura sobre etnografias de contextos islâmicos que apresentem discussões variadas sobre o campo seja em perspectiva histórica, sociológica, etnográfica, psicológica a fim de suprir uma lacuna de estudos sobre o Islam em programas de pós-graduação, mas que, contribua sistematicamente com uma reflexão de temas pertinentes na contemporaneidade, tendo a religião como pano de fundo. A literatura de diferentes campos do conhecimento visa capturar a complexidade do problema a partir múltiplos casos e perspectivas de análise, evitando reduzir o Islam a uma única leitura e abordagem. Ao optar por um percurso de leituras claramente interdisciplinar - ainda que com forte ancoragem na teoria antropológica - o curso visa também propor um exercício de reflexão teórico-metodológico a partir de uma temática precisa. Espera-se que o aluno possa construir, ao final da disciplina, uma reflexão focada nos seus interesses de pesquisa, que contribua para que ele possa pensar em intersecções temáticas.

Carga Horária
120hrs