Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: tradições orais e cosmologias amerindias, políticas indígenas, patrimônio cultural e conhecimento tradicional. Coordena e participa de projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Desenvolve atividades de assessoria direta à comunidades indígenas no Amapá e norte do Pará, colaborando com órgãos públicos e organizações não governamentais em programas de formação indígena.
Artigos e Capítulos de Livros:
GALLOIS, DOMINIQUE TILKIN; BRAGA, LEONARDO VIANA . Antropologia aplicada e a questão indígena no Brasil hoje: algumas considerações em diálogo com Evans-Pritchard. CADERNOS DE CAMPO (USP), v. 31, p. e203786, 2022.
GALLOIS, Dominique Tilkin. Algumas aproximações entre etnologia, história e arqueologia. TEORIA & SOCIEDADE (UFMG), v. 24/2, p. 1-17, 2018.
GALLOIS, DOMINIQUE TILKIN; TESTA, ADRIANA QUEIROZ ; VENTURA, AUGUSTO ; BRAGA, LEONARDO VIANA . Ethnologie brésilienne. Les voies d?une anthropologie indigèneEtnologia brasileira: alguns caminhos de uma antropologia indígenaBrazilian Ethnology: Pathways of an Indigenous Anthropology. ARTELOGIE, v. 1, p. 1-19, 2016.
GALLOIS, Dominique Tilkin; ROSALEN, J. . Direitos indígenas ?diferenciados? e seus efeitos entre os Wajãpi no Amapá. REVISTA EUROAMERICANA DE ANTROPOLOGIA, v. 2, p. 33-41, 2016.
GALLOIS, Dominique Tilkin; KLEIN, T. ; BO, T. L. D. . Indigenous Peoples, Multicultural Policies and Rights Grounded in Cultural Difference. Revista Cultura e Extensão USP, v. 15, p. 31-48, 2016.
GALLOIS, Dominique Tilkin; Gêneses waiãpi, entre diversos e diferentes. Revista de Antropologia (São Paulo), v. 50, p. 45-83, 2007.
GALLOIS, Dominique Tilkin; Os Wajãpi em frente da sua cultura. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, v. 32, p. 110-129, 2005.
Capítulos de livros publicados
GALLOIS, Dominique Tilkin. Saberes indígenas na escola: o que se ganha, o que se perde, o que se transforma. In: Lauriene Seraguza O e Souza; Levi Marques Pereira. (Org.). Etnologia Guarani: dialogos e transformações. 1ed.Campo Grande: UFGD, 2022, v. 1, p. 42-63.
GALLOIS, DOMINIQUE TILKIN; TESTA, A. Q. ; Ventura, Augusto dos Santos ; BRAGA, L. V. . Etnologia brasileira: alguns caminhos para uma antropologia indígena. In: Camila Mainardi; Talita Lazarin Dal Bó; Tatiane Lotierzo. (Org.). Processos e efeitos da produção de conhecimentos com populações indígenas: algumas contribuições. 1ed.Goiania: Editora da Imprensa Universitária, 2020, v. 1, p. 36-74.
GALLOIS, DOMINIQUE TILKIN; PRUDENTE, H. ; BRAGA, L. V. . Construindo um Plano de Gestão Territorial e Ambiental com os Zo?é. In: Grupioni, Luis D Benzi. (Org.). Em busca do bem viver. Experiências de elaboração de Planos de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas. 1ed.São Paulo: Rede de Cooperação Amazônica, 2020, v. 1, p. 108-131.
MACEDO, Valeria ; GALLOIS, Dominique Tilkin . Apresentação. In: Gallois, Dominique Tilkin; Macedo, Valeria. (Org.). Nas redes Guarani: saberes, traduções, transformações. 1ed.São Paulo: Hedra, 2018, v. 1, p. 9-22.
GALLOIS, Dominique Tilkin. Alguns modos Zo´é de fazer coletivos e lideranças. In: Denise Fajardo Grupioni, Lúcia M.M. Andrade. (Org.). Entre águas bravas e mansas: índios e quilombolas em Oriximiná. 1ed.São Paulo: Comissão Pró-Índio, Iepé, 2015, v. 1, p. 284-296.
GALLOIS, Dominique Tilkin; Terras ocupadas? Territórios? Territorialidades?. In: Fany Ricardo. (Org.). Terras Indígenas & Unidades de Conservação da Natureza. 1 ed. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2004, v. , p. 37-41.
Livros publicados/organizados ou edições
GALLOIS, DOMINIQUE TILKIN; BRAGA, LEONARDO VIANA (Org.) ; PRUDENTE, H. (Org.) ; RIBEIRO, F. (Org.) . Zo'é rekoha: Plano de Gestão Territorial e Ambiental da TI Zo'é. 1. ed. São Paulo: Iepé, 2019. v. 1. 136p .
GALLOIS, Dominique Tilkin; MACEDO, Valeria (Org.) . Nas redes Guarani: saberes, traduções, transformações. 1. ed. São Paulo: Hedra, 2018. v. 1. 330p .
GALLOIS, Dominique Tilkin. Terra Indígena Wajãpi. Da demarcação às experiências de gestão territorial. 1. ed. São Paulo: Instituto de Pesquisa e Formação Indígena - Iepé, 2011. v. 1. 128p .